metropoles.com

Após falar em arquivamento, Ancine confirma estreia de Marighella para 2021

Agência afirma que houve desistência da proponente para a primeira proposta, mas que nova inscrição foi feita e já está sob análise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ariela Bueno/Divulgação
Marighella red
1 de 1 Marighella red - Foto: Ariela Bueno/Divulgação

Depois de mandar arquivar o processo de lançamento de Marighella, iniciado em 2019, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) recebeu uma nova inscrição da distribuidora do filme e confirmou a previsão de estreia do longa de Wagner Moura e Seu Jorge para 4 de novembro deste ano.

A informação de que o projeto foi arquivado veio à tona nesta sexta-feira (13/8). O órgão justificou alegando que houve “desistência da proponente em prosseguir com o projeto na Chamada Pública.”

A O2 Filmes  negou que houve pedido de desistência e informou, em nota, que não houve nenhum contato da Ancine com a produtora sobre o assunto.

5 imagens
Marighella, o filme
Cinema nacional vive momento de incertezas em 2021
Equipe de Marighella durante o 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim
1 de 5

O ator em Marighella

Paris Filmes/Divulgação
2 de 5

Marighella, o filme

Globo Filmes
3 de 5

Cinema nacional vive momento de incertezas em 2021

Ariela Bueno/Divulgação
4 de 5

Equipe de Marighella durante o 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim

Andreas Rentz/Getty Images
5 de 5

Divulgação
Falha de comunicação

Um documento obtido pelo jornal O Globo, mostra que uma servidora do órgão assinou, em 25 de abril, despacho solicitando o envio do formulário de comercialização atualizado e a nova data de lançamento para filme pela distribuidora, já que prazo previsto não havia sido cumprido.

A resposta foi dada no dia seguinte por Verônica Stumpf, representante da distribuidora Paris Filmes. Ela escreveu que, em agosto de 2019, observando o prazo então previsto para o lançamento (20 de novembro daquele ano), os proponentes realizaram inscrição na chamada pública para investimento em comercialização, antes mesmo da celebração do contrato com o Fundo Setorial do Audiovisual para a produção, e concomitantemente, protocolaram o pedido à Diretoria Colegiada da Ancine a possibilidade de admissão da oferta, o que foi negado. “Desta forma, o lançamento comercial não foi realizado em 20/11/2019 e esta oferta está cancelada”, finalizou. A declaração foi entendida como desistência pela Ancine.

Após a repercussão do caso, a Agência explicou que a distribuidora se inscreveu novamente na chamada pública, com uma nova data de previsão de lançamento para o dia 4 de novembro de 2011. Com isso, um novo processo foi aberto na área técnica da agência e está sob análise.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?