metropoles.com

Anna Muylaert leva a Berlim filme inspirado no caso Pedrinho

Em “Mãe Só Há Uma”, a cineasta resolveu incrementar a história: o garoto apresenta um comportamento trans. O festival começa na quinta (11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

O filme “Ave, César!”, dos irmãos Ethan e Joel inaugura oficialmente o Festival de Berlim, que começa na quinta (11/2), e se estende até domingo (21/2) — o anúncio dos prêmios da Berlinale este ano será feito sábado (20/2). O Brasil não participa da competição, mas nem por isso estará ausente da Berlinale de 2016.

Anna Muylaert volta à seção Panorama de Berlim para mostrar seu novo longa, “Mãe Só Há Uma”. No ano passado, ela mostrou, justamente na Panorama, seu longa “Que Horas Ela Volta?”, que já havia sido premiado em Sundance, dias antes. Anna diz que está muito feliz de regressar a Berlim, que define como seu festival “favorito”.

O filme é inspirado num episódio que ficou célebre na crônica policial de Brasília, o do garoto Pedrinho, sequestrado quando bebê na maternidade. Ele foi devolvido à família biológica, a sequestradora, chamada Wilma, foi presa, mas Pedrinho não rompeu seus laços com ela e nunca deixou de visitá-la, depois que foi solta. A versão ficcionalizada de Anna incrementa ainda mais a história.

O garoto apresenta um comportamento trans. A diretora, também roteirista, explica-se: “Durante muito tempo, por motivos familiares, vivi de forma muito doméstica. Nos últimos anos, voltei à noite e me deparei com uma nova juventude”.

A questão de gênero deixou de ser tabu. Garotos com garotos, garotas com garotas, garotos que se vestem como mulheres sem afetação, garotas que se vestem como homens. Os carinhas estão usando saia e bigode sem constrangimento. É uma mudança de comportamento muito interessante que resolvi incorporar. 

Anna Muylaert, cineasta

Protagonizado por Matheus Nachtergaele e Dani Nefussi (premiada em Brasília por outro filme de Anna, “É Proibido Fumar”), “Mãe Só Há Uma” foi filmado no fim de 2014 e montado durante o processo de exibição de “Que Horas Elça Volta?” no estrangeiro e, depois, no próprio Brasil. As últimas semanas foram intensas. “A versão final (em digital) foi finalizada na semana passada”, disse ela, na sexta (5/2).

Estar dois anos seguidos num grande festival como Berlim não representa pouca coisa. “O normal seria achar que não teríamos chance, porque já havíamos sido selecionadas no ano passado”, reflete a produtora. “Mas o que eu senti é que eles queriam a Anna justamente por causa do ‘Que Horas Ela Volta?’ no ano passado”, diz Sara Silveira, produtora do longa, por meio da Dezenove Filmes.

Embora os filmes da seção Panorama não concorram aos Ursos, podem ganhar prêmios da crítica e do público, como “Que Horas..?” recebeu. A Berlinale vai exibir, em suas diversas seções (competição, Panorama, Forum, Generation etc) 51 produções de 33 países. Meryl Streep, que vai presidir o júri.

“Mãe Só Há Uma” não será o único representante do Brasil no festival alemão. Também foram selecionados no Panorama “Antes o Tempo Não Acabava”, de Fábio Baldo e Sérgio Andrade, e “Curumim”, de Marcos Prado.

Com informações da Agência Estado

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?