metropoles.com

Animador de Ilha dos Cachorros fala sobre desafios de stop-motion

Brasileiro Matias Liebrecht também trabalhou com Tim Burton no filme Frankenweenie (2012), indicado ao Oscar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
instagram matias liebrecht ilha dos cacahorros
1 de 1 instagram matias liebrecht ilha dos cacahorros - Foto: Reprodução/Instagram

Em cartaz nos cinemas, o filme Ilha dos Cachorros, mais recente longa do cultuado diretor Wes Anderson (Os Excêntricos Tenenbaums), teve algumas de suas principais cenas assinadas por um artista brasileiro: o animador Matias Liebrecht, especialista na técnica de stop-motion.

Após 17 anos morando fora do Brasil, o paulistano voltou a viver no país no fim de 2017. Nas últimas semanas, participou como palestrante do festival Anima Mundi – Brasília recebe uma versão compacta da mostra em agosto. Entre uma coisa e outra, ele conversou com o Metrópoles sobre os desafios da animação na atualidade.

4 imagens
Matias Liebrecht também trabalhou com Tim Burton em Frankenweenie
Bastidores de Ilha dos Cachorros, novo filme de Wes Anderson
Longa foi rodado em stop-motion
1 de 4

Animador brasileiro no set de Ilha dos Cachorros

Reprodução/Instagram
2 de 4

Matias Liebrecht também trabalhou com Tim Burton em Frankenweenie

Reprodução/Instagram
3 de 4

Bastidores de Ilha dos Cachorros, novo filme de Wes Anderson

Reprodução/Instagram
4 de 4

Longa foi rodado em stop-motion

Reprodução/Instagram

Liebrecht integrou as equipes de animação de quatro filmes indicados ao Oscar: Frankenweenie (2012), longa de Tim Burton que ajudou a projetar o brasileiro, Os Boxtrolls (2014), Minha Vida de Abobrinha (2016) e Kubo e as Cordas Mágicas (2016).

Anderson, de Ilha dos Cachorros, foi lembrado entre os concorrentes à estatueta por O Fantástico Sr. Raposo (2009), também rodado em stop-motion. Então, é bem possível que seu novo longa esteja na cerimônia.

Em Ilha, Liebrecht foi um dos cinco key animators, o mesmo que animadores principais. “Tem a ver com a experiência do profissional”, explica. “Ele cuida de cenas-chave do filme e momentos relevantes, como transições na trama. Envolve movimentos mais complexos de câmera, personagens múltiplos dentro de uma mesma cena. O diretor confia um pouco mais nele”, continua.

Dividir o set com nomes como Burton e Anderson, por sinal, ajuda os animadores a crescerem. “É muito mais fácil trabalhar com diretores de estilo muito marcado. Porque a função do cineasta é indicar o caminho, dar direcionamento certo”, diz.

Por isso, Frankenweenie ocupa espaço singular na carreira de Liebrecht. “Ali eu evoluí imensamente. Aprendi técnicas de olhar, composição. O diretor de animação confiava muito em mim. E, com isso, fui recebendo cenas desafiadoras. Saí dali um animador completamente diferente”, analisa.

O brasileiro aponta pelo menos dois grandes desafios para quem se especializa em stop-motion. Os fotogramas envolvem objetos palpáveis no mundo real e precisam ser feitos em sequência. “Tem que planejar muito bem. Quando começa, não dá para voltar atrás. É preciso ter uma grande noção de espaço, composição e ritmo”, analisa.

Após Ilha dos Cachorros, Liebrecht vai passar dois meses em Cingapura participando de um projeto de robótica cujo resultado será um curta-metragem de animação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?