Animador brasileiro revela pressão sobre vilão de Wish
Supervisor de animação da Disney, o brasileiro Renato dos Anjos foi responsável pelas emoções do vilão de Wish: O Poder dos Desejos
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o Rei Magnífico entra em cena em Wish: O Poder dos Desejos, ele exibe o poder e a simpatia de quem comanda o reino mágico de Rosas. E embora algumas coisas mudem quando ele revela a face de vilão, seguindo o tom comum aos tradicionais antagonistas da Disney, ele ainda gera identificação com o público. A pessoa responsável é brasileira e se chama Renato dos Anjos.
Supervisor de animação do estúdio, ele foi o responsável por criar a personalidade e tudo relacionado a locomoção e maneirismos de Magnífico e sua esposa, a rainha Amaya. Mas o profissional revela que o projeto não foi nada fácil. “O magnífico, como fazia tempo que a gente não tinha um vilão assim, colocou uma pressão maior para que o personagem ficasse o melhor possível. Existia uma expectativa [grande sobre ele].”
Renato conta ainda que o desafio motivou a equipe e envolveu mais de 80 pessoas, que trabalharam durante um ano para chegar ao resultado final. Em entrevista ao Metrópoles, ele lembrou que todos tinham opiniões sobre o personagem e falaram sobre o que gostariam de ver nas telonas. Entre a pressão e o entusiasmo da equipe, ele se divertiu e gostou do resultado final.
“Eu curti ele bastante, e tem [o fato do] arco dele ser bem dificil. Ele começa esse cara charmoso, que você tem que acreditar que ele está fazendo com boas intenções, você como espectador tem que acreditar que ele acredita que tem motivos bons e sinceros. E depois, quando ele tira a máscara, você vê isso e essa transição. Quando você trabalha nisso, é diferente de ver o filme. Tem que planejar para que tudo que o personagem faz ajude ele”, avalia o supervisor de animação.
Ele comenta ainda a importância de ver o filme dublado para a experiência completa nos cinemas. Segundo Renato dos Anjos, a intenção dos diretores é que as pessoas possam “ver o filme e se perder no visual e personalidades” apresentados.
“A Disney coloca muito trabalho paa que os talentos que vão realizar essa dublagem façam justiça aos personagens e também tragam uma coisa pessoal deles para o projeto. Sempre achei interessante como eles fazem aqui, que não só estão recitando as falas, você vê que a pessoa está pensando e colocando uma coisa emocional, que é bem pessoal delas, no personagem. Porque se não, não funciona”, afirma o profissional.
Outros projetos de Renato dos Anjos
O supervisor de animação contou que trabalhou em quase todos os filmes de animação produzidos pela Disney nos últimos anos. Após, na terceira tentativa, conquistar uma vaga na equipe do estúdio, ele se envolveu em produções famosas e queridinhas do público, como Bolt, Zootopia, Encanto, Detona Ralph, Moana e Frozen.
Ele revelou ainda que gosta dos projetos mais complicados e destacou três personagens preferidos, além do rei de Wish: Vanellope von Schweetz e Ralph, de Detona Ralph; e a raposa Nick Wilde, de Zootopia. O último, inclusive, é uma das produções com a qual ele mais gostou de trabalhar.
“Eu adoro o Zootopia, por conta da animação de animais, que não é tão complexo de animar como um humano. Se você ver o Magnífico ou a Amaya, você provavelmente conhece uma pessoa que se parece, você tem um referencial. Quando você anima uma raposa, um coelho, você tem mais liberdade, como artista, para fazer uma coisa um pouco mais extraordinária”, conta Renato.