metropoles.com

Animação brasileira sobre ditadura compete em festival internacional

Com voz original de Wagner Moura, Tonico Pereira e Lorena Comparato, Meu Tio José é dirigido por Ducca Rios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
Meu tio josé longa metragem
1 de 1 Meu tio josé longa metragem - Foto: Reprodução/Youtube

Neste ano, o longa-metragem brasileiro Meu Tio José compete no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, que acontece entre os dias 14 e 19 de junho, na França. Esta é a primeira vez que um longa baiano entra nesta competição, considerada a maior e a mais importante do segmento no mundo.

A produção é baseada em fatos e concorre na categoria Contrechamp. Ducca Rios, diretora e produtora da obra, se inspirou na história da própria família para desenvolver o projeto.

“Quando meu tio foi assassinado, eu tinha apenas dez anos de idade, foi um choque para mim e toda a família. A partir dali comecei a entender o que é uma ditadura militar e esse filme é a minha resposta para uma realidade bruta que nos deixou cicatrizes”, destaca Ducca.

O longa relata o assassinato, nunca esclarecido, de José Sebastião de Moura, membro do grupo de esquerda Dissidência da Guanabara e que participou do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick em 1969, sob o olhar de uma criança de apenas 10 anos de idade, Adonias.

“É uma obra importante, cíclica. Começa num golpe e vai ser lançada durante um outro golpe. Ela toca as pessoas porque faz essa revisita, lembrando esse evento trágico da minha infância, que remete a tantas lembranças com ele. Foi meu tio que me ensinou a nadar, ele brincava muito comigo e com meu irmão”, conta o diretor.

Elenco

O elenco de Meu Tio José conta com nomes de peso do cinema brasileiro, como Wagner Moura, que dá a voz a José. O ator se mostrou receptivo e não hesitou em aceitar o convite.

“Apoio, assino embaixo. Fico contente, ainda mais na linguagem que Ducca escolheu, a animação, pouco comum no cinema brasileiro, sobretudo no baiano”, dispara.

Já Lorena Comparato encarna a professora Adriana, enquanto Tonico Pereira vive o diretor da escola.

Confira o trailer:

Cinco canções de Chico Buarque compõem a trilha sonora e se apresentam em uma roupagem rock’n roll, descontruídas, em versões instrumentais – exceto a faixa Apesar de Você, interpretada por Lirinha, vocalista do Cordel do Fogo Encantado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?