Andrade Junior é homenageado em mostra de curtas no Cine Brasília
Ator morreu no último fim de semana, aos 74 anos. Artista fez fama por trabalhar com jovens diretores em dezenas de produções
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quinta-feira (09/05/2019), acontece a Mostra Andrade Junior, no Cine Brasília (106/107 Sul). As sessões serão em dois horários (16h30 às 18h e 20h às 22h), com 11 curtas estrelados pelo icônico artista cearense radicado em Brasília. O ator e diretor morreu na madrugada do último sábado (04/05/2019), após sofrer uma parada cardíaca.
Junior estrelou mais de 100 produções, participando especialmente de curtas-metragens de jovens cineastas. Em 2014, foi homenageado durante o 3º Festival Curta Brasília, na mostra O Cinema de Andrade Junior, com a exibição de parte de suas obras, como Defunto Vivo (1992), Tepê (1999), Macacos Me Mordam (2005) Nada Consta (2007) e O Egresso (2011).
Um dos destaques da mostra é Ratão (2010). Na trama, o garoto Goma ajuda Tio a vender CDs piratas na Feira do Paraguai, em Brasília. Enquanto Tio busca iluminação espiritual, o menino se envolve com a máfia japonesa que controla o espaço. O curta foi dirigido por Santiago Dellape e filmado inteiramente na capital. A obra passou por festivais de curtas em São Paulo, Tiradentes, Bahia, Maranhão e Ouro Preto, entre outros eventos.
Dellape define o ator e diretor como “uma força da natureza”. “Por isso mesmo, indirigível”, continua. Ele descreve Andrade Junior como um “tsunami de alegria e alto-astral” e elogia o senso de improviso do artista.
“Duvido que algum ator tenha chegado tão longe sem decorar uma única fala e, por isso, o considero um gênio”, diz Dellape. “O cinema de Brasília fica mais triste e sem graça com essa partida repentina do nosso genial Andrade Jr., que sempre fez jus ao sobrenome e contagiou a todos com seu bom humor, como só as crianças sabem fazer.”
O diretor relembra os bons tempos compartilhados com Andrade. “Sempre arrancando risadas com seu jeito peculiar de falar, pontuando cada frase com um ‘hã’ no final. Não me admira que um ataque cardíaco tenha sido a causa de sua partida, pois nada me parece mais adequado a um homem com o coração tão grande, que tanto amou e foi amado. Hã?!”, brinca.
Outro filme na mostra é Meu Amigo Nietzsche, sobre Lucas, um estudante brasileiro que encontra o filósofo alemão do século 19. Isso causa uma revolução na mente do garoto, de uma família e de uma sociedade. Ao final ele não será mais um menino. Há ainda Defunto Vivo, que conta o que acontece com um homem quando ele pega carona num caixão.
Mostra Andrade Junior
Nesta quinta-feira (09/05/2019), no Cine Brasília (106/107 Sul). Telefone: (61) 3244-1660. Primeira sessão: das 16h30 às 18h. Segunda sessão: das 20h às 22h. Entrada gratuita