Ancine aprova acordo de coprodução entre Brasil e Reino Unido
Divulgado nesta sexta-feira (31/3), o acordo facilita a coprodução de filmes e produções para a TV entre brasileiros e britânicos
atualizado
Compartilhar notícia
A Ancine (Agência Nacional do Cinema) divulgou nesta sexta (31/3) a aprovação do acordo de coprodução entre Brasil e Reino Unido. O acerto pode facilitar a realização de projetos cinematográficos e televisivos entre produtores dos dois países.
O acordo foi promulgado na quinta (30/3), pelo Decreto nº 9014. Segundo a nota do órgão, a negociação ocorreu entre a Ancine e o British Film Institute (BFI), instituição que gere a política audiovisual na região e mantém um rico acervo televisivo e cinematográfico.No comunicado da Ancine, o diretor-presidente da instituição, Manoel Rangel, explica os desdobramentos do acordo:
“Além das possibilidades para o financiamento das obras, as coproduções possibilitam o intercâmbio de conhecimento, que pode contribuir muito para o aprimoramento profissional de nossos talentos e nossos produtores, e aumentam o potencial de distribuição de nossos filmes, porque permitem que eles usufruam das condições que estes países têm de distribuí-los em seus mercados”, afirma.
Em nota, a Ancine explica o que define uma coprodução entre Brasil e Reino Unido. O projeto precisa ter, no mínimo, um produtor britânico e um brasileiro. Cada país deve financiar ao menos 20% e no máximo 80%.
“Direitos, receitas e prêmios advindos da coprodução devem ser compartilhados pelos coprodutores de forma proporcional aos aportes financeiros”, explica o documento.