metropoles.com

“Amor ao Quadrado” é exibido neste sábado em homenagem a Brasília

Primeira produção de dramaturgia regional da TV Globo Brasília, telefilme busca identidade com a cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
amor-ao-quadrado_divulgacao_9
1 de 1 amor-ao-quadrado_divulgacao_9 - Foto: Divulgação

Como quase todo jovem que morou no Plano Piloto, Renê Sampaio cruzava as Asas Norte e Sul de ônibus para ir à escola. Chegou a tirar músicas da Legião Urbana no violão, mas fazer cinema era mais interessante. O diretor de “Faroeste Caboclo”, baseado na canção homônima de Renato Russo, volta à cidade com o projeto “Amor ao Quadrado”.

“Sou um cineasta de Brasília, foi aqui que comecei a filmar e vou trabalhar na cidade sempre”, confessa o diretor, que desde 2012 vive entre o Rio e capital. “Costumo brincar que moro dentro de uma mala”, ri.

Primeira produção de dramaturgia regional da afiliada em Brasília, o telefilme de 40 minutos é um presente de Natal da emissora que vai ser exibido neste sábado (24/12), após o “Jornal Hoje”. No mesmo dia, projeto similar, mas com temática diferente, também passa em Recife e Belo Horizonte.

Filmado em nove dias durante o mês de setembro, “Amor ao Quadrado” tem como objetivo valorizar o cinema local. Com exceção dos dois protagonistas, o elenco e boa parte da equipe técnica são de Brasília.

“Grande parte da equipe é da cidade, o elenco é maravilhoso, não deixa nada a desejar à demanda nacional. Foi muito importante trabalhar com pessoas que tivessem uma ligação forte com a capital”, observa Sampaio. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado, é um roteiro muito leve, emocionante, que fala sobre o amor, a relação das pessoas com a cidade, busca uma identidade com os brasilienses”, comenta o diretor de programação da Globo Brasília, Max de Oliveira.

Divulgação

Homenagem à cidade
A trama mostra os encontros e desencontros de dois anjos cupidos em meio à correria da cidade. Um é experiente e frustrado. O outro, cheio de energia, mas atrapalhado. Amargurado e decepcionado com suas tarefas celestiais, Oscar (César Troncoso) decide se aposentar, mas antes precisa treinar um sucessor, Lúcio (Pablo Sanábio), sedento para flechar o coração de um simples mortal.

Para estrear sua arma do amor, Lúcio tem como tarefa unir três casais incertos à deriva pela capital até o raiar do dia. Para tanto, terá que contar com a ajuda do calejado e pessimista amigo alado.

A narrativa construída por Renê Sampaio busca atiçar a autoestima do brasiliense, ao filmar pontos emblemáticos da cidade como o Planetário – com aparência bem futurista –, a Torre Digital, o Setor Militar Urbano, e claro, o Parque da Cidade.

“O telefilme comunica muito bem com a plateia, Brasília se gosta de ver na tela, é muito importante para a cidade que projetos como esses contaminem outras emissoras”, elogia o diretor, que vai rodar no meio do ano que vem na cidade o filme “Eduardo & Mônica”, outra produção cinematográfica baseada em música de Renato Russo.

Produto genuinamente televisivo, “Amor ao Quadrado” não vai ganhar as salas de cinema. A ideia é que a produção percorra o circuito dos festivais e depois volte à grade de programação alternativa como o Canal Brasil, a Globo Play e plataformas similares. Se a recepção do público for boa, há possibilidade de o filme ser exibido em canal aberto. “Quem sabe até em rede nacional, vai depender das ‘cartas dos leitores’”, brinca Renê, orgulhoso da cria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?