Além de “O Nascimento de uma Nação”: 5 filmes necessários sobre raça
Listamos cinco filmes importantes sobre a questão racial, como “12 Anos de Escravidão” e “Faça a Coisa Certa”
atualizado
Compartilhar notícia
“O Nascimento de uma Nação” (leia crítica), recém-chegado aos cinemas, reacende a discussão sobre filmes com temáticas raciais no cinema. Nas últimas três décadas, cresceu consideravelmente a quantidade de produções feitas por e sobre negros, entre debates que lidam com racismo, escravidão, intolerância e identidade.
Na lista abaixo, lembramos cinco títulos importantes sobre esses assuntos. As produções vão do cinema ativista de Spike Lee a um cultuado documentário sobre basquete, passando por um recente vencedor do Oscar.
Veja 5 filmes essenciais sobre a questão racial:
“Cão Branco” (1982)
Um dos mais contundentes cineastas americanos do século passado, Samuel Fuller merecia fama equivalente à qualidade de seus (muitos) grandes filmes. Em “Cão Branco”, um cachorro raivoso programado para perseguir e matar negros é destreinado por um resiliente especialista no assunto. É a última obra prima do diretor morto em 1997.
Disponível na iTunes
“Faça a Coisa Certa” (1989)
Praticamente toda a carreira de Spike Lee é dedicada à temática racial. Em sua obra-prima, ele debate as tensões entre negros, brancos e latinos no Brooklyn a partir de uma pizzaria e sua diversificada clientela. Aos interessados no cineasta: vale conferir o recente “Chi-Raq”, que não estreou nos cinemas brasileiros, mas está na programação regular do canal a cabo HBO Max.
Disponível na Google Play e iTunes
“Basquete Blues” (1994)
No começo dos anos 1990, qualquer garoto fã de basquete tinha o sonho de ser um craque das quadras como Michael Jordan ou Magic Johnson. Ou pelo menos jogar na NBA. O documentário de Steve James acompanha dois adolescentes durante quatro anos, entre contusões, agruras financeiras e pequenas conquistas. Um filme único sobre a juventude negra nos Estados Unidos.
Disponível na iTunes e Netflix
“Ali” (2001)
A cinebiografia dramatiza os 10 anos de auge do boxeador Muhammad Ali (Will Smith), morto em junho de 2016. Situado entre 1964 e 1974, o filme narra lendários combates, mas concentra seus melhores momentos na persona política contestadora do atleta. A sequência de Ali correndo pelas ruas do Zaire (hoje República Democrática do Congo) é pura poesia do mestre Michael Mann.
Disponível na iTunes
“12 Anos de Escravidão” (2013)
Vencedor do Oscar 2014, o longa adaptou a história de Solomon Northup, narrada por ele em seu livro homônimo de memórias. Homem livre, ele é sequestrado, escravizado e depois vendido nos Estados Unidos pré-Guerra Civil. Um retrato de imensa dimensão física e psicológica dirigido por Steve McQueen, de “Shame” (2011).
Disponível na Google Play, iTunes e Netflix