Ainda Estou Aqui, Coringa e outros: os filmes que marcaram 2024
O ano de 2024 foi marcado por filmes que agradaram o público e outros que não alcançaram as expectativas dos fãs; relembre
atualizado
Compartilhar notícia
2024 foi um ano muito importante para o cinema, com vários filmes que levaram os brasileiros novamente a discutir sobre as mais diversas histórias nas redes sociais. Seja no cinema ou no streaming, muitos longas repercutiram positivamente, enquanto outros não alcançaram as expectativas dos fãs.
O ano também foi marcado por filmes de romances nos streamings, animações para toda a família, sequências de franquias renomadas, filmes de heróis e vilões, além de musicais. Para os brasileiros, o grande destaque foi o filme Ainda Estou Aqui que se tornou a quinta maior bilheteria do Brasil no ano.
Para relembrar como foi o ano do cinema, o Metrópoles organizou uma lista que passa pelos filmes que marcaram cada mês do ano de 2024. Saiba também onde assistir cada uma das produções.
Janeiro — Meninas Malvadas
Adaptado do musical de sucesso da Broadway, Meninas Malvadas marcou o começo de 2024 ao trazer novamente a história que se tornou um marco da cultura pop. Apesar da expectativa, o resultado do longa dividiu opiniões.
Ao som de várias músicas, o longa conta com a presença de personagens como Cady Heron, desta vez interpretada por Angourie Rice, e a vilã Regina George, vivida por Reneé Rapp. O filme está disponível na Netflix.
Fevereiro — Duna: Parte 2
Os fãs de Duna deixaram as salas de cinema em 2021 à espera de uma sequência. Em 2024, chegou Duna: Parte 2, que foi um sucesso de crítica e de audiência.
O longa contou com o retorno de Zendaya, Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson e Dave Bautista, além da adição dos atores Austin Butler, Florence Pugh e Anya Taylor-Joy. O filme está disponível na Max.
Menção Honrosa: Filmes vencedores do Oscar
Em solo brasileiro, outros filmes se destacaram no mês de fevereiro. Apesar de terem estreado internacionalmente ainda em 2023, as produções Anatomia de uma Queda e Pobres Criaturas chamaram muito atenção nas semanas que antecederam a cerimônia do Oscar.
O primeiro foi premiado com Melhor Roteiro Original, enquanto o segundo garantiu uma estatueta dourada para Emma Stone, que interpreta a protagonista do longa. As produções estão disponíveis no Prime Vídeo (Anatomia de uma Queda) e Disney+ (Pobres Criaturas).
Março — Uma Ideia de Você
A premissa de ter a atriz Anne Hathaway protagonizando um filme de romance adaptado de um livro sobre uma mulher mais velha que se apaixona por um membro de uma boyband chamou atenção logo quando Uma Ideia de Você estreou. O filme, que traz o ator Nicholas Galitzine no papel principal, tornou-se o mais assistido Prime Video em 2024 e segue disponível na plataforma.
Menção Honrosa: Godzilla e Kong: O Novo Império
O filme é o novo capítulo do chamado Monsterverso, onde depois de terem se encontrado como inimigos em Godzila vs Kong, o poderoso Kong e o temível Godzilla se unem contra uma colossal ameaça mortal escondida no mundo dos humanos. O filme está disponível no Prime Video.
Abril — Rivais
Um dos momentos mais marcantes de 2024 sem dúvida foi a estreia de Rivais. Nos debates das redes sociais, muitos destacaram as cenas sensuais da produção como um destaque. Fãs elogiaram a química dos atores principais interpretados por Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor. O longa está disponível no Prime Vídeo.
Menção Honrosa: Guerra Civil
Protagonizado por Kirsten Dunst e Wagner Moura, Guerra Civil era um dos filmes mais aguardados do ano. Dirigido pelo premiado Alex Garland, o longa se passa em um futuro onde uma guerra civil se instaura nos Estados Unidos. Os personagens de Dunst e Moura integram uma equipe de jornalistas de guerra que registra a dimensão do conflito. No Brasil, o filme está disponível na Max.
Maio — Furiosa: Uma Saga Mad Max
Em mais um filme do universo de Mad Max, o longa protagonizado por Anya Taylor-Joy explora ainda mais o passado da Imperatriz Furiosa, interpretada por Charlize Theron em 2015. Apontada como uma das maiores estreias do ano, a trama dirigida por George Miller acabou decepcionando nas bilheterias.
Junho — Divertida Mente 2
Quando foi anunciada a produção da sequência de Divertidamente muitos fãs tinham receio de que o filme não chegaria aos pés do primeiro. Entretanto, tiveram uma grata surpresa nas salas de cinema ao ver a nova aventura das emoções da Riley. Com a adição das novas emoções Ansiedade, Inveja, Tédio e Vergonha, o filme foi uma das maiores bilheterias de 2024 e está disponível no Disney+.
Julho — Deadpool e Wolverine
Deadpool e Wolverine foi um respiro para os fãs dos quadrinhos e dos filmes de heróis. Após várias apostas erradas da Marvel, a união de Wolverine e Deadpool garantiu uma das maiores bilheterias do ano e foi um sucesso nas redes sociais, especialmente com dancinhas ao som de Bye Bye Bye, do N’sync. O filme pode ser assistido no Disney+.
Agosto — É Assim Que Acaba
As polêmicas ao redor do filme É Assim Que Acaba seguem rendendo nas redes sociais mesmo com o filme tendo estreado nos cinemas em agosto. Aguardado com expectativa. o longa é uma adaptação do livro de mesmo nome de Colleen Hoover e aborda o tema da violência doméstica. Estrelado por Blake Lively e Justin Baldoni, o filme está disponível na Max.
Setembro — A Substância
Um dos longas que mais se destacou nas redes sociais, A Substância contou com o retorno de Demi Moore em uma história que explora o impacto das transformações físicas e os dilemas que surgem a partir dessa mudança.
O filme pode ser assistido pela plataforma de streaming MUBI.
Menção Honrosa: Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice (setembro)
O retorno da franquia Os Fantasmas Ainda se Divertem foi um dos destaques de 2024. Para os fãs mais antigos, o novo longa manteve a essência do primeiro e divertiu, enquanto para os mais novos, o filme virou uma trend nas redes sociais em vários nichos como maquiagem e dublagem de cenas. Está disponível no Brasil na Max.
Outubro — Coringa: Delírio a Dois
Um dos filmes mais aguardados do ano, Coringa 2: Delírio a Dois decepcionou os fãs do aclamado vilão dos quadrinhos. Em formato de musical e trazendo Lady Gaga para interpretar Arlequina, o longa não correspondeu às expectativas de crítica e bilheteria, passando longe de fazer o mesmo sucesso que o primeiro filme de Todd Phillips. Pode ser assistido na Max.
Novembro — Ainda estou aqui
Com Fernanda Torres e Selton Mello, Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, é uma dura e inesquecível lembrança de quanto a ditadura matou, destruiu, feriu e manchou o país.
Na pré-lista do Oscar em Melhor Filme Estrangeiro, o longa foi o grande destaque do cinema brasileiro em 2024. A produção segue em cartaz em várias salas de cinema pelo país.
Menção Honrosa: Wicked
Após anos de espera, os fãs de Wicked finalmente foram agraciados com uma adaptação cinematográfica do famoso musical da Brodway. O longa, que é apenas a parte um da história, levou os fãs mais apaixonados ao cinema caracterizados como as icônicas bruxas Elphaba e Glinda. Além disso, trechos das canções seguem viralizando nas redes sociais. O filme ainda segue em cartaz pelo Brasil e chega ao streaming em 2025.
Dezembro — O Auto da Compadecida 2
O fim de ano dos brasileiros foi marcado também por uma leve dose de nostalgia com a sequência de O Auto da Compadecida. A produção retorna ao sertão de cenográfica Taperoá, no Cariri da Paraíba, 25 anos após a primeira aventura. Também voltam João Grilo e Chicó, agora mais maduros.
O filme chegou aos cinemas em 25 de dezembro e ainda não tem previsão de estreia no streaming.
Menção Honrosa: Sonic 3
Uma das franquias mais aclamadas para os fãs de jogos, Sonic retornou ao cinema com a nova jornada do ouriço azul, agora com um vilão maior do que todos os enfrentados anteriormente: Shadow.
Como os dois longas anteriores, Sonic se destacou por sempre trazer novos personagens ao longo dos filmes, o que não foi diferente no terceiro. Apenas poucos dias após a estreia nos cinemas, a cena pós-créditos da produção viralizou nas redes sociais. Está em cartaz nos cinemas brasileiros.