Adeus, xilindró. Veja uma lista com 10 filmes sobre fuga de prisão
Seleção inclui títulos como o clássico “Alcatraz – Fuga Impossível” (1979), estrelado por Clint Eastwood, e a animação “A Fuga das Galinhas” (2000)
atualizado
Compartilhar notícia
No fim de semana, a população brasiliense certamente ficou tensa ao saber que dez presos fugiram da Papuda – a maior evasão da história do presídio.
Escapadas (reais e de mentira) já foram retratadas em grandes filmes. O exemplo mais lembrado é sempre a série “Prison Break”, febre no país mesmo depois do período (2005 a 2009) em que foi televisionada nos Estados Unidos.
A democrática listinha a seguir reúne 10 longas-metragens para todos os públicos sobre o tema, passando pelo drama “Um Sonho de Liberdade” (1994) e pela ficção científica “Fuga de Nova York” (1981).
“Fugindo do Inferno” (1963)
Clássico absoluto dos filmes de prisão, a aventura narra uma evasão em massa de soldados aliados de uma prisão nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Com elenco estelar (Steve McQueen, Richard Attenborough, Charles Bronson e James Coburn), o longa de John Sturges envolve um complexo plano com túneis e disfarces. Baseado em fatos a partir do livro do australiano Paul Brickhill.
Disponível no Netflix e no Net Now
“Rebeldia Indomável” (1967)
Em papel imortal, Paul Newman vive o prisioneiro mais sagaz e irresponsável do cinema. Imobilizado por correntes e filas de presos, ele sempre consegue dar um jeito de escapar, para a ira do capitão (Strother Martin) que controla o presídio. Newman teve uma de suas dez indicações ao Oscar, mas só venceria o prêmio em 1987, por “A Cor do Dinheiro”.
Disponível em DVD
“Papillon” (1973)
Com roteiro escrito por Dalton Trumbo, tema de recente cinebiografia, o filme narra a amizade formada por Papillon (Steve McQueen) e Louis Dega (Dustin Hoffman) numa hostil prisão na Guiana Francesa. Baseada em autobiografia do fugitivo Henri Charrière, a aventura acompanha as insistentes tentativas de Papillon, entre retornos dolorosos ao presídio e a alegria de curtos períodos lá fora.
Disponível em DVD
“Alcatraz – Fuga Impossível” (1979)
Na última parceria com o diretor Don Siegel, de “Perseguidor Implacável” (1971), Clint Eastwood usa um corredor abandonado para sair da mítica penitenciária de Alcatraz, na baía de San Francisco. O filme dramatiza a fuga real ocorrida em 1962, quando três colegas de presídio ludibriaram a segurança por meio de cabeças feitas com papel machê.
Disponível no Netflix, em DVD e Blu-ray
“Fuga de Nova York” (1981)
Anti-herói mais imitado dos anos 1980, Snake Plissken (Kurt Russell) tem razão para ser tão sarcástico e rude. Ex-soldado prestes a ser condenado por roubo, ele é forçado a resgatar o presidente dos EUA numa janela de apenas 22 horas. Eis o cenário: ano de 1997, em que Manhattan foi transformada em uma prisão de segurança máxima. Gerou a (subestimada) sequência “Fuga de Los Angeles” (1996), também dirigida pelo mestre John Carpenter.
Disponível em DVD
“Um Sonho de Liberdade” (1994)
Um dos filmes mais queridos da história do cinema, o drama não à toa ocupa o topo da lista de favoritos dos usuários do IMDb, importante base de dados. Inspirado em conto de Stephen King, o filme narra a bonita amizade entre os personagens de Morgan Freeman e Tim Robbins na prisão de Shawshank, enquanto ambos lidam com um cotidiano opressor e violento.
Disponível no Net Now, em DVD e Blu-ray
“A Fuga das Galinhas” (2000)
Os galos e galinhas do casal Tweedy enfrentam um destino pavoroso: após algum tempo de vida no galinheiro, rumam para uma morte inevitável. O grupo planeja uma rebelião em massa e, em seguida, uma fuga espetacular da fazenda. Eis a inspiração: o voo dos colegas pássaros.
Disponível no Netflix
“O Sobrevivente” (2006)
Werner Herzog dá a sua versão para a Guerra do Vietnã por meio de uma boa interpretação de Christian Bale no papel principal. O ator vive um piloto abatido e capturado pelos vietcongues. Ao escapar, porém, ele descobre que há uma outra prisão lá fora: uma selva impenetrável, capaz de deixar qualquer um à beira da loucura.
Disponível em DVD
“Ilha do Medo” (2010)
Numa das melhores colaborações com o diretor Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio vive um agente designado para investigar a fuga de uma assassina de uma instituição voltada para criminosos insanos. O que começa como uma simples reconstrução dos fatos logo se aproxima de uma trama diabólica envolvendo pacientes e médicos. Ao policial, só resta tentar sair da própria prisão mental em que se meteu.
Disponível no Netflix, em DVD e Blu-ray
“Rota de Fuga” (2013)
Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger planejam escapar de uma prisão secreta neste thriller de ação habitado por outros nomes famosos – Jim Caviezel, Sam Neil, o ex-jogador de futebol Vinnie Jones e o rapper 50 Cent. A ironia mui conveniente é que Stallone interpreta Ray Breslin, especialista em presídios e arquiteto do lugar onde está encarcerado.
Disponível no Netflix, em DVD e Blu-ray