metropoles.com

Acordes que valem o filme. Ouça as trilhas sonoras indicadas ao Oscar 2016

John Williams (na foto acima) conduz a música de “Star Wars – O Despertar da Força”, um dos listados na categoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lucasfilm Ltd./Divulgação
Lucasfilm Ltd./Divulgação
1 de 1 Lucasfilm Ltd./Divulgação - Foto: Lucasfilm Ltd./Divulgação

Mesmo quem não é muito ligado em cinema sabe da importância da música para um filme. Ela tem o poder de fornecer o tom perfeito para uma cena, provocando todo tipo de emoção – do choro comovido ao medo de gelar a espinha.

As trilhas sonoras indicadas ao Oscar 2016 guardam várias características em comum: são ao mesmo tempo solenes e sedutoras, com inclinações que vão da música clássica a timbres contemporâneos.

O destaque mais popular é John Williams, de 83 anos, veterano parceiro de Steven Spielberg – compôs 26 vezes para o cineasta – e um dos recordistas em número de indicações na carreira: 49, incluindo menções para canção original. Ele conquistou a estatueta em cinco oportunidades.

Favorito disparado, o igualmente icônico Ennio Morricone (“Os Oito Odiados”) pode ganhar o Oscar pela primeira vez.

Conheça detalhes das trilhas sonoras indicadas ao Oscar 2016:

Divulgação
Mares Filmes/Divulgação

“Carol” – Carter Burwell
Toda baseada em românticos acordes de piano, a música de “Carol” traz um tom preciso de encanto e charme para envolver os flertes entre as personagens de Cate Blanchett e Rooney Mara. Lembrado pela primeira vez no Oscar, o compositor acumula parcerias com os irmãos Coen (“Onde os Fracos Não Têm Vez”) e Spike Jonze (“Quero Ser John Malkovich”). Indicado em animação, “Anomalisa” também tem trilha do nova-iorquino.

Veja salas e horários de exibição

 

 

The Weinstein Company/Divulgação
The Weinstein Company/Divulgação

“Os Oito Odiados” – Ennio Morricone
Já na espetacular cena de abertura, embalada pelo mui assobiável tema “L’Ultima Diligenza di Red Rock”, Morricone evidencia sua capacidade de ambientar um faroeste com pouquíssimas e repetitivas notas. Favorito na categoria, o italiano pode corrigir um desses vários desvios de caráter da Academia, já que nunca venceu o prêmio. Detalhe: o italiano não trabalhava em westerns desde “Quando Explode a Vingança” (1971), de Sergio Leone.

Veja salas e horários de exibição

 

 

Fox/Divulgação
Fox/Divulgação

“Ponte dos Espiões” – Thomas Newman
É a primeira vez desde “A Cor Púrpura” (1985) que um filme de Spielberg não carrega timbres assinados por John Williams. Ainda assim, a música de Thomas Newman combina perfeitamente com as tonalidades emocionais do filme: é contida, com sopros tímidos de patriotismo e arroubos reduzidos aos agudos dos trompetes. Décima terceira indicação para Newman, que, entre outros trabalhos, conduziu os belos acordes de “Um Sonho de Liberdade” (1994).

 

 

Lionsgate/Divulgação
Lionsgate/Divulgação

“Sicario – Terra de Ninguém” – Jóhann Jóhannsson
O islandês volta a fabricar notas sombrias para uma trama de suspense, tal qual em “Os Suspeitos” (2013), outra colaboração com o diretor Denis Villeneuve. Enquanto a personagem de Emily Blunt desbrava o violento mundo dos cartéis mexicanos, a música pontua cada descoberta com passagens eletrônicas ruidosas, na tentativa de sempre ilustrar o desconforto da protagonista. Indicado pelo segundo ano consecutivo – concorreu em 2015 por “A Teoria de Tudo”.

 

 

Disney/Divulgação
Disney/Divulgação

“Star Wars – O Despertar da Força” – John Williams (foto no alto)
Williams tem o peso de um artista pop da classe de Madonna ou Michael Jackson para o cinema. Consegue pensar em Darth Vader sem a gravidade da “Marcha Imperial”? Aqui, o tom célere das novas faixas dá personalidade aos novos (jovens) personagens (Rey, Finn e Poe Dameron), com o já conhecido cruzamento entre cordas e sopros. Para se ter uma ideia da marca do compositor: são sete filmes na franquia e ele já foi indicado quatro vezes – ganhou pelo original, “Star Wars” (1977).

Veja salas e horários de exibição

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?