Ação de realidade virtual coloca espectadores dentro de cela lotada
Performance no Cine Brasília, durante sessão do documentário “Corpo Delito”, debate o encarceramento em massa no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O encarceramento em massa no Brasil é tema das ações da plataforma de divulgação de tecnologias sociais, Taturana, neste domingo (10/12), no Cine Brasília. A perfomance “Realidade Visceral” coloca os espectadores dentro de uma cela superlotada com uso de óculos de imersão virtual.
A história real de Emerson Ferreira, egresso do sistema prisional, é encenada por um ex-detento que “interage” com as pessoas em conversas sobre a sua própria experiência e a de outros companheiros. “A proposta é promover o debate por meio de acesso à realidade virtual”, explica Carol Misorelli, da rede Taturana. A ação será seguida de exibição do documentário “Corpo Delito”, dirigido por Pedro Rocha. Um debate sobre o filme ocorrerá no mesmo local após a projeção.Na tela do Cine Brasília será exibida a história de Ivan Silva, um ex-detento de Fortaleza (CE). Ele relata o cotidiano em liberdade assistida, fazendo uso de uma tornozeleira eletrônica que monitora todos os seus passos durante 24 horas. É importante discutir o assunto no Brasil. Segundo levantamento divulgado nessa sexta-feira (8/12), o país tem a terceira maior população carcerária do mundo, formada por 726 mil presos.
A ideia é debater políticas penais alternativas. Permitir outras formas, além da penitenciária
Carol Misorelli
“Corpo Delito”
Exibição do documentário no Cine Brasília (EQS 106/7 Sul), às 18h30. Sessão seguida de debate às 19h45. Não recomendado para menores de 16 anos. Evento em conjunto com ação de realidade virtual e vídeo em 360º