metropoles.com

Abertura do Festival de Brasília é marcada por homenagens e protestos

Personalidades do cinema brasileiro, como a atriz Ittala Nandi, receberam prêmios honorários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
21
1 de 1 21 - Foto: null

A abertura do 51° Festival de Brasília rendeu homenagens a grandes personalidades do cinema brasileiro. A cerimônia, nesta sexta (14/9), também foi marcada por protestos discretos do público e longos discursos no palco.

Em certo momento da cerimônia, parte da plateia gritou “Lula livre”. O ator Chico Diaz, responsável pela condução da noite ao lado de Letícia Sabatella, também instigou o público no breve protesto.

Ao agradecer a liberdade para trabalhar dada pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, o secretário de Cultura, Guilherme Reis, foi vaiado por uns e aplaudido por outros da plateia antes de entregar a medalha Paulo Emílio Salles Gomes.

A equipe do filme Domingo, selecionado para abrir o festival, lembrou da morte da vereadora Marielle Franco, morta há seis meses.

Homenagens
Ittala Nandi, grande atriz do cinema brasileiro, e a montadora Cristina Amaral foram homenageadas na entrega do primeiro prêmio Leila Diniz, destinado a icônicas personalidades femininas da sétima arte no país.

“É muito lindo e muito comovente. A Leila e eu éramos como irmãs gêmeas. Nós tínhamos um pensamento particular. Sempre nos propusemos a quebrar os parâmetros patriarcais, repressivos contra a mulher”, disse Ittala, estrela no longa de abertura do festival, Domingo.

“Não é uma coisa feminista. Mas de direito e de inteligência emocional”, completou a intérprete.

“Temos que pensar o que está significando cada fotograma que colocamos na tela. Eu queria dedicar a todas as mulheres que trabalham com cinema no brasil, que se duplicam para serem mães e cineastas. Queria dividir com os homens bacanas que fazem cinema no Brasil”, disse Amaral.

O crítico e acadêmico Ismail Xavier e o arquivista Walter Mello, um dos criadores do festival nos anos 1960, receberam do secretário de Cultura, Guilherme Reis, a medalha Paulo Emílio Salles Gomes, entregue a grandes personalidades do cinema.

“Uma parte desta dívida está sendo paga hoje. Minha profunda alegria e honra estar ao seu lado recebendo a medalha”, disse Mello, reverenciando Xavier e Paulo Emílio, também um dos idealizadores do evento, chamado de Semana do Cinema Brasileiro na década de 1960. “Foi a consolidação do cinema brasileiro”, completou.

“Paulo Emílio teve papel decisivo na minha formação. Me dedicou precioso tempo. Foi um pensador fundamental, que em 1956 fundou a Cinemateca ao lado de outros intelectuais. Depois foi professor em Brasília”, lembrou Xavier, que foi aluno de Salles Gomes no curso de cinema da ECA (USP) e orientado pelo mestre na pós-graduação.

“Vim para este festival em 1971 para participar de um encontro de pesquisadores. Desde então vim várias vezes. Sempre em função dessa marca distintiva do festival, que é pensar o cinema”, refletiu.

O troféu ABCV (Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo) foi entregue à cineasta e professora Dácia Ibiapina pelo presidente da entidade, o também diretor Santiago Dellape. Ela dedicou o prêmio aos professores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB).

18 imagens
Leticia Sabatella e Chico Diaz
1 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 18

Leticia Sabatella e Chico Diaz

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
9 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
10 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
11 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
12 de 18

Rodrigo Rollemberg

Igo Estrela/Metrópoles
13 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
14 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
15 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
16 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
17 de 18

Igo Estrela/Metrópoles
18 de 18

Igo Estrela/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?