A vez das heroínas: personagens poderosas lideram filmes em Hollywood
Além de “Mulher-Maravilha”, “Atômica” e “Alien: Covenant” trazem mulheres fortes em papéis principais. Veja o que vem por aí
atualizado
Compartilhar notícia
Hollywood tem um longo caminho a percorrer quando o assunto é representatividade feminina na principal indústria do cinema. Há poucas diretoras e roteiristas em grandes produções, por exemplo, sem falar em funções em que elas são absoluta minoria, como fotografia e trilha sonora. Nas telas, porém, nota-se um sutil movimento de abertura a mais protagonistas femininas nos blockbusters.
Em 2016, vimos um “Caça-Fantasmas” com quarteto feminino e uma nova guerreira galáctica em “Rogue One”, mais recente “Star Wars”. O conceito de princesas Disney sofreu nova desconstrução em “Moana”, uma produção que se filia às protagonistas independentes de “Frozen” e “Valente”, outros desenhos do estúdio.Abaixo, veja quais são as novas e futuras produções de Hollywood protagonizadas por heroínas:
O que já estreou em 2017:
“Resident Evil 6: O Capítulo Final”
Mais conhecida como a franquia de Milla Jovovich e marido (o diretor Paul W.S. Anderson) do que uma simples adaptação do famoso videogame. Com um visual desértico próximo de “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), Alice tenta desmontar de vez uma corporação controlada por homens gananciosos.
Estreou em janeiro e não tem previsão de streaming ou DVD/Blu-ray
“Logan”
Apesar do clima crepuscular de despedidas (Hugh Jackman abandona Wolverine e Patrick Stewart deixa Professor Xavier), o filme apresenta sangue (mutante) novo: a pequena Laura (ou X-23), forjada a partir do DNA do indestrutível Logan. A boa interpretação de Dafne Keen praticamente garante a presença dela em futuros longas dos X-Men.
“A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell”
Atriz que mais gerou bilheteria em 2016, Scarlett Johansson vive uma personagem metade humana, metade robô. Com cabelo escuro, gestos automáticos e ar levemente oriental, ela lidera a versão com atores do cultuado anime de 1995.
O que vem por aí:
“Alien: Covenant”
Cabelo curto, metralhadora na mão, camiseta cinza. Impossível não comparar Daniels (Katherine Waterston) com Ellen Ripley (Sigourney Weaver), a personagem clássica da franquia – e o modelo de heroína mais imitado em Hollywood. Bem como Ripley em “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979), Daniels é a tripulante discreta alçada a nêmesis dos xenomorfos.
Estreia em 18 de maio
“Atômica”
A dupla de diretores de “John Wick” (2014) seguiu caminhos separados. E o cinema de ação agradece. Chad Stahelski entregou o incrível “John Wick: Um Novo Dia para Matar” e, em agosto, David Leitch lança “Atômica”. Dois anos após liderar um exército feminino em “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), Charlize Theron navega pela Guerra Fria colecionando socos e tiros.
Estreia em 3 de agosto
“Batgirl”
Depois de realizar um filme solo da Mulher-Maravilha, a DC Comics aposta em outra figura dos quadrinhos. Desta vez, a Batgirl, correspondente feminino do Batman, adere ao universo cinematográfico da editora. O filme terá produção, roteiro e direção do ex-Marvel Joss Whedon.
Sem data de estreia
“Capitã Marvel”
A DC iniciou seu universo nos cinemas em 2013 e encomendou dois filmes comandados por elas – “Mulher-Maravilha” e “Batgirl”. A concorrente Marvel começou em 2008, mas só vai lançar sua primeira super-heroína na telona em 2019. Brie Larson, vencedora do Oscar por “O Quarto de Jack”, encarna a Capitã Marvel. Em 2017, a atriz vive uma fotógrafa destemida em “Kong: A Ilha da Caveira”.
Estreia em 14 de março de 2019
“Mulher-Maravilha”
Ainda que os filmes da DC soem descompensados em tom e escala, é inegável que a editora conseguiu emplacar a Mulher-Maravilha nos cinemas. Ela foi uma das melhores novidades de “Batman vs Superman”. Antes de retornar em “Liga da Justiça”, Gal Gadot conta as origens da personagem em aventura ambientada na Primeira Guerra Mundial.
Estreia em 1º de junho
“Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi”
Sob o controle da Disney, “Star Wars” ainda precisa dar um passo além das protagonistas mulheres e contratar uma inédita diretora para a saga. Enquanto isso, a nova fase da franquia segue liderada por elas. Após a rápida autodescoberta em “O Despertar da Força” (2015), Rey (Daisy Ridley) se consolida como uma das últimas Jedi ao lado de ninguém menos que Luke Skywalker (Mark Hamill).
Estreia em 15 de dezembro de 20172