A Queda do Céu, premiado em NY, será exibido no Festival de Brasília
O documentário A Queda do Céu aborda a cultura, espiritualidade e desafios enfrentados pela comunidade Yanomami
atualizado
Compartilhar notícia
O documentário A Queda do Céu, dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, conquistou o Grande Prêmio do Júri da Competição Kaleidoscope no DOC NYC, um dos principais festivais de documentários dos Estados Unidos. O filme, inspirado no livro homônimo escrito por Davi Kopenawa e Bruce Albert, aborda a cultura, espiritualidade e desafios enfrentados pela comunidade Yanomami, uma das maiores populações indígenas da Amazônia brasileira, e será exibido no Festival de Brasília deste ano.
O filme registra o ritual funerário Reahu, realizado pelos Yanomami da comunidade Watorikɨ, como parte de uma narrativa que também discute o impacto do garimpo ilegal, mudanças ambientais e a resistência cultural. A obra mistura registros documentais e recriações simbólicas para tratar da interação entre a cosmologia Yanomami e as transformações trazidas por práticas não indígenas.
O documentário é uma coprodução entre Brasil, Itália e França, envolvendo parceiros como a Hutukara Associação Yanomami. Essa parceria permitiu que a comunidade indígena participasse ativamente do processo de produção, garantindo que a narrativa respeitasse e representasse as perspectivas Yanomami.
Eryk Rocha, um dos diretores, afirmou que o filme busca criar um espaço de escuta para os povos originários.
“O nosso desejo no filme é de que a cultura yanomami seja vista como uma cultura viva, contemporânea e florescente, mas também que a cultura napë veja a si mesma a partir de uma perspectiva xamânica e de uma geopolítica contracolonial”, explica o cineasta
O lançamento do filme nos cinemas brasileiros, norte-americanos e franceses está programado para 2025.