A música de Claudio Santoro embala o Festival de Brasília
Documentário sobre o maestro é destaque deste domingo (20/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Retrato do maestro Claudio Santoro, “Santoro – O Homem e Sua Musica” revisita vida e obra do célebre regente. A produção é o único longa brasiliense selecionado para a mostra competitiva do 48° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
“É uma homenagem à Brasília. Foi um dos maiores compositores de música erudita no Brasil. Muita gente o conhece de nome, mas a obra dele há muito tempo tem sido pouco interpretada. Queríamos fazer uma resgate dessa memória”, disse o diretor do documentário, John Howard Szerman.
Regente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, fundada pelo músico biografado, Cláudio Cohen destacou sua admiração pelo mestre. “Falar de Santoro é falar da história da cidade. Tive a honra de conviver com esse gênio da música. A música dele é grandiosa e merece destaque”, disse Cohen.
Os curtas da noite
Diretora de “A Outra Margem”, Nathalia Tereza falou sobre seu desejo de que o filme reverbere em Brasília. “Eu espero que vocês abram o coração para esse filme que é uma jornada na noite campo-grandense”. O curta do Mato Grosso do Sul narra o cotidiano de um agroboy.
A produção cearense “História de uma Pena”, de Leonardo Mouramateus, foi o segundo curta da noite. O diretor não esteve na sessão, mas mandou recado por meio de sua equipe. “O filme é resultado de um esforço em comum. Registra o sentimento furioso de viver em Fortaleza”, disse o cineasta.