metropoles.com

A Febre: indígena ganha prêmio de melhor ator no Festival de Locarno

Filme brasileiro saiu do evento suíço com três troféus. Vitalina Varela, do português Pedro Costa, foi o grande vencedor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
A-FEBRE_STILL-26_2K-FLAT_REC-709-22_00184003
1 de 1 A-FEBRE_STILL-26_2K-FLAT_REC-709-22_00184003 - Foto: Divulgação

A Febre, filme brasileiro da diretora Maya Da-Rin, venceu o prêmio de melhor ator, para o estreante Regis Myrupu, no prestigiado Festival de Locarno, que chegou à 72ª edição em 2019. O longa nacional ainda ganhou em outras duas categorias: crítica (Fipresci, a Federação Internacional de Críticos de Cinema) e Youth Prize. A honra máxima, o Leopardo de Ouro, ficou com o longa português Vitalina Varela, de Pedro Costa. Há cinco anos, o cineasta levou o troféu de melhor diretor por seu trabalho anterior, Cavalo Dinheiro (2014).

Com protagonistas indígenas e inspirado em histórias reais, A Febre recebeu elogios da crítica internacional após a exibição no festival. Myrupu, em depoimento divulgado pela assessoria de imprensa, se disse emocionado com o prêmio, mas afirmou que “nós, povos indígenas, estamos vivendo um momento muito difícil”.

Divulgação
Protagonista de A Febre: estreante e premiado em um dos mais importantes festivais europeus

“Não só nós, mas também a nossa casa, a floresta, está sendo destruída. Então, um indígena recebendo um prêmio como esse, mostra a nossa força e capacidade de atuarmos na sociedade não indígena, seja participando de um filme, seja como médicos ou advogados, sem que isso signifique a perda das nossas origens ou o esquecimento da nossa cultura”, completou o ator.

Trama

A Febre acompanha o indígena Justino, um homem de 45 anos que vive na periferia de Manaus e ganha a vida trabalhando como vigilante em um porto de cargas. Viúvo, ele conta apenas com a companhia da filha, Vanessa, que está se mudando para Brasília, onde estudará medicina.

Tomado por forte febre, Justino é seguido por uma criatura misteriosa durante as noites e luta para conseguir ficar acordado durante os dias. Além disso, lida com a chegada de um novo vigia no porto e com as saudades da vida na aldeia – de onde saiu há 20 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?