A Febre, filme de Maya Da-Rin, vai competir no Festival de Locarno
Projeto marca a estreia da diretora em longas-metragens. Seleção do evento suíço ainda tem novidades de Pedro Costa e Kiyoshi Kurosawa
atualizado
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O filme brasileiro A Febre, da diretora Maya Da-Rin, vai competir no prestigiado Festival de Locarno, na Suíça. A seleção, divulgada nesta quarta (17/07/2019), colocou a produção nacional como única representante do país no evento. Novidades de diretores como Pedro Costa (Vitalina Varela), também em competição, e Kiyoshi Kurosawa (To the Ends Of The Earth), na seção Piazza Grande, marcam presença no lineup oficial (veja lista completa no fim da matéria).
Em A Febre, acompanhamos o indígena Justino, de 45 anos. Ele trabalha como vigilante de um porto de cargas e mora na periferia. Após a morte da mulher, ele vê a filha, Vanessa, prestes a sair de casa para estudar medicina em Brasília. Entre chuvas fortes e dias de sol implacável, ele é acometido por uma febre e sonha com uma criatura da floresta. Segundo a sinopse oficial, “não sabe se quem o persegue é um animal ou um homem”.
Momento do cinema brasileiro
A seleção do primeiro longa de Maya Da-Rin em Locarno representa mais uma vitória do cinema brasileiro em 2019. Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, venceu o prêmio do júri em Cannes, e A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Ainouz, faturou Um Certo Olhar, mostra paralela do festival francês.
Em Berlim, festival no qual o Brasil historicamente se dá bem – Central do Brasil (1998) e Tropa de Elite (2007) foram consagrados por lá –, o país marcou presença com filmes como A Rosa Azul de Novalis, de Rodrigo Carneiro e Gustavo Vinagre, Greta, de Armando Praça, Divino Amor, de Gabriel Mascaro, e Espero tua (Re)volta, de Eliza Capai.
Em Sundance, nos EUA, Democracia em Vertigem, documentário de Petra Costa para a Netflix, concorreu entre os títulos de não ficção internacionais, enquanto Divino Amor participou da mostra de dramas estrangeiros.
Brasil em Locarno
Nos últimos anos, o evento suíço tem servido de vitrine para vários títulos brasileiros de peso, como Temporada (2018), vencedor do Festival de Brasília 2018, As Boas Maneiras (2017), ganhador de troféu do júri e do Festival do Rio, Era uma Vez Brasília (2017), longa do ceilandense Adirley Queirós que saiu da mostra com menção especial na seção Signs of Life, e Educação Sentimental (2013), do veterano Julio Bressane.
Confira a seleção oficial do Festival de Locarno 2019:
Competição internacional
The Fever (A Febre) (Brasil/Alemanha/França), de Maya Da-Rin
Echo (Bergmál) (Islândia/França/Suíça), de Rúnar Rúnarsson
Cat In The Wall (Bulgária/Reino Unido/França), de Mina Mileva e Vesela Kazakova
Das Freiwillige Jahr (Alemanha), de Ulrich Köhler e Henner Winckler
During Revolution (Fi Al-Thawra) (Sri-Lanka/Suécia), de Maya Khoury
A Girl Missing (Yokogao) (Japão/França, de Koji Fukada
Height Of The Wave (Coreia do Sul), de Park Jung-bum
Hogar (Itália/Argentina), de Maura Delpero, world premiere
Isadora’s Children (Les Enfants d’Isadora) (França/Coreia do Sul), de Damien Manivel
The Last Black Man In San Francisco (EUA), de Joe Talbot
Longa Noite (Espanha), de Eloy Enciso
O Fim Do Mundo (Suíça), de Basil Da Cunha
The Science Of Fictions (Hiruk-Pikuk Si Al-Kisah) (Índia/Malásia/França), de Yosep Anggi Noen
Technoboss (Portugal/França), de João Nicolau
Terminal Sud (França), de Rabah Ameur-Zaïmeche
Twelve Thousand (Douze Mille) (França), de Nadège Trebal
Vitalina Varela (Portugal), de Pedro Costa
Piazza Grande
7500 (Alemanha/Áustria), de Patrick Vollrath
Adoration (Bélgica/França), de Fabrice du Welz
Camille (França), de Boris Lojkine
Days Of The Bagnold Summer (Reino Unido), de Simon Bird
The Girl With The Bracelet (França/Bélgica), de Stéphane Demoustier
If Only (Magari) (Itália/França), de Ginevra Elkann (filme de abertura)
Instinct (Holanda), de Halina Reijn
Lettre à freddy buache (Franã), de Jean-Luc Godard
New Acid (França/Suíça), de Basim Magdy
Notre Dame (França/Bélgica), de Valérie Donzelli
Once Upon A time… In Hollywood (EUA), de Quentin Tarantino
To the Ends Of The Earth (Japão/Uzbequistão/Catar), de Kiyoshi Kurosawa (filme de encerramento)
Piazza Grande, Crazy Midnight
Cecil B. Demented (EUA/França), de John Waters
Coffy (EUA), de Jack Hill
Vagenda Stories (Die Fruchtbaren Jahre Sind Vorbei) (Suíça), de Natascha Beller
Diego Maradona (Reino Unido), de Asif Kapadia
Greener Grass (EUA), de Dawn Luebbe e Jocelyn DeBoer
Memories of Murder (Coreia do Sul), de Bong Joon-ho
The Nest (Itália), de Roberto De Feo