metropoles.com

5 filmes para ver na mostra Geração Beat, no CCBB

Programação começa nesta segunda (11/7) no cinema do CCBB. Mostra exibe filmes relacionados à geração de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William S. Burroughs

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WG Films/Divulgação
Love Always, Carolyn
1 de 1 Love Always, Carolyn - Foto: WG Films/Divulgação

Entre os anos 1940 e 1960, uma geração de escritores entortou padrões sociais e comportamentais. Jazz, sexo livre, drogas e misticismo recusavam os prazeres capitalistas americanos em prol de uma experiência de vida mais completa e profunda. As obras e carreiras dos escritores Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William S. Burroughs, expoentes do movimento, estão representadas pelo cinema de diversas épocas na mostra “Geração Beat”, a partir desta segunda (11/7), no CCBB.

Com ajuda da curadora da programação, a niteroiense Roberta Sauerbronn, o Metrópoles pinça cinco dos 34 filmes escolhidos para representar os beats. Produtora de filmes e mostras, Roberta preferiu ampliar a seleção para além de simples adaptações de obras literárias. “Não há tantas versões assim”, diz.

“Mas há vários filmes que conversam com o tema: biografias documentais, títulos sobre temáticas tratadas nos livros, registros em que os escritores aparecem como atores ou autores. Eram artistas múltiplos”, explica.

Abaixo, veja detalhes de cinco filmes imperdíveis, entre raridades e atrações pop, da mostra “Geração Beat”, com explicações da curadora:

Aljosha Production Company/Divulgação

“Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos” (1922)
“Superprodução sueca do cinema mudo: ousada, mistura dramatização com cinema documental. É interessante por si só. Mas toca num dos temas mais caros aos beats: o misticismo. Em 1968, foi relançado com narração de William S. Burroughs. Esta é a versão que será exibida na mostra.”

Michiel Hendryckx/Wikipedia

“Ballad of the Skeletons” (1997)
‘Skeletons’ tem poesia de Ginsberg (foto acima) musicada por Paul McCartney. E direção de Gus Van Sant, que tem outros dois filmes na mostra (‘Drugstore Cowboy’ e o curta de estreia ‘The Discipline of D.E.’, baseado num conto de Burroughs). Nos curtas, há também ‘William S. Burroughs: The Possessed’ (2015), trabalho experimental muito bonito sobre Burroughs, magia e misticismo.”

WG Film/Divulgação

“Com Amor, Carolyn” (2011, foto no alto)
“Esse filme teve uma passagem apenas pontual pelo Brasil, numa mostra em São Paulo. No documentário, Carolyn Cassady, amiga de Kerouac e personagem de ‘On the Road’, decide contar sua própria versão das histórias imortalizadas no livro.”

Magnolia Pictures/Divulgação

“Viagem Mágica” (2011)
“‘Magic Trip’ (título original) é resultado de um material filmado nos anos 1960, sobre Ken Kesey, autor de ‘Um Estranho no Ninho’, e o grupo de artistas Merry Pranksters’. Eles saíram em um ônibus e viajaram pela América. Ao longo do trajeto, filmaram tudo. Tem aparições de Kerouac, da banda Grateful Dead. Foi feito na época, mas demorou mais de 40 anos para alguém resgatar o material e transformá-lo em documentário.”

MK2 Productions/Divulgação

“Na Estrada” (2012)
“‘On the Road’ é a obra mais icônica da geração beat, a mais vendida, a mais produzida. Uma superprodução de Francis Ford Coppola, com direção do brasileiro Walter Salles. É uma adaptação legal, com atores famosos. Acho que sempre merece destaque.”

Geração Beat
De 11 de julho a 1º de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, 3108-7600). Sessões de quarta a segunda. R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Programação completa. A classificação indicativa varia de acordo com os filmes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?