metropoles.com

44ª Mostra SP começa com filmes on-line e sessões drive-in: veja como acompanhar

Documentário sobre o Festival de Brasília está entre os destaques da programação, que contará com 198 produções, de 71 países

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Mostra 4 final
1 de 1 Mostra 4 final - Foto: Divulgação

Apesar dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus à indústria cultural como um todo, a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, uma das mais importantes do país, terá edição robusta em 2020, com a maior parte da programação realizada on-line.

Ainda que algumas salas de cinema já estejam funcionando na capital paulista, a organização apostou na disponibilização de títulos em streaming e algumas sessões também em drive-ins. A plataforma desenvolvida para a ocasião, batizada de Mostra Play, possui a mesma tecnologia adotada pelos festivais de Toronto e Tribeca e pelo mercado audiovisual nas negociações de Cannes.

Para acessar, basta clicar aqui, fazer cadastro na plataforma e procurar o filme desejado. Cada ingresso virtual custará R$ 6, mas há títulos gratuitos: 15 deles estarão em cartaz no serviço Spcine Play, disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo, e outros 15 podem ser vistos na plataforma de cinema do Sesc-SP.

Dinâmica

Diferentemente de outros festivais brasileiros realizados neste ano, a Mostra de SP não terá sessões com horários específicos.

A organização optou por colocar todos os filmes em cartaz a partir das 20h do dia 22 de outubro, data em que também se inicia a venda de ingressos. O espectador poderá criar sua biblioteca – os títulos escolhidos, após a aquisição, ficam disponíveis por três dias na plataforma.

A exceção é o filme de abertura, Nova Ordem, do mexicano Michel Franco, ganhador do prêmio do júri do Festival de Veneza deste ano. O longa será exibido às 19h30, no Belas Artes Drive-In, com apresentação virtual de Renata de Almeida e Serginho Groisman. Já a exibição ao público ocorrerá a partir da 0h01, do dia 23, por apenas 24 horas.

Vale destacar que as produções poderão ser assistidas até que uma cota de público seja preenchida — na maioria dos casos, o limite é de 2 mil espectadores.

5 imagens
Não Há Mal Algum, de Mohammad Rasoulouf, é um dos destaques internacionais
Cena de Days, de Tsai Ming-liang
Conhecido pelos filmes de longuíssima duração, o filipino Lav Diaz traz à Mostra deste ano um título mais enxuto, "Gênero, Pan", de duas horas e meia
O artista e diretor chinês Ai Weiwei terá dois títulos exibidos no festival: o documentário Coronation e o longa Vivos
1 de 5

Candango: Memórias do Festival, de Lino Meireles, está na 44ª Mostra SP

Reprodução
2 de 5

Não Há Mal Algum, de Mohammad Rasoulouf, é um dos destaques internacionais

Reprodução
3 de 5

Cena de Days, de Tsai Ming-liang

Reprodução
4 de 5

Conhecido pelos filmes de longuíssima duração, o filipino Lav Diaz traz à Mostra deste ano um título mais enxuto, "Gênero, Pan", de duas horas e meia

Reprodução
5 de 5

O artista e diretor chinês Ai Weiwei terá dois títulos exibidos no festival: o documentário Coronation e o longa Vivos

Reprodução
Candango: Memórias do Festival

O documentário Candango: Memórias do Festival, cujo personagem central é o próprio Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), vai representar a capital na 44ª mostra, na categoria Novos Diretores, além de outros 15 filmes brasileiros.

Produzido pelo Metrópoles e dirigido pelo cineasta Lino Meireles, o longa viaja por mais de cinco décadas de celebração do cinema brasileiro ao explorar relatos de diretores, atores, produtores, críticos e organizadores que vivenciaram a história do FBCB.

O projeto, que tem como missão resgatar a memória de um dos festivais mais importantes do gênero no país, teve como ponto de partida o livro de mesmo nome, lançado por Lino Meireles em 2017.

A missão de resgatar a história do FBCB também inclui um banco de dados com informações compiladas e organizadas de todos os vencedores das, até então, 52 edições do festival. Clique aqui para acessá-lo.

Além de Candango: Memórias do Festival, Lino dirigiu os curtas Passeio e How You Like Me Now
Outros destaques

Em 12 dias de mostra, serão apresentados 198 filmes, de 71 países. A seleção tem entre seus destaques títulos aclamados, como Não Há Mal Algum, de Mohammad Rasoulof, vencedor do Urso de Ouro no último Festival de Berlim; Days, de Tsai Ming-liang; e Gênero, Pan, de Lav Diaz.

E a lista não para por aí: o artista e diretor chinês Ai Weiwei terá dois trabalhos exibidos no festival – o documentário Coronation, que retrata o confinamento em Wuhan durante o início do surto de Covid-19, e o longa Vivos, que aborda a violência vivida por estudantes mexicanos.

A edição também se esforçou para ser mais representativa, com 25% dos títulos selecionados dirigidos por mulheres. Entre os quais, destacam-se Gato na Parede, de Vesela Kazakova e Mina Mileva; Impedimento em Cartum, de Marwa Zein; e A Arte de Derrubar, de Aslaug Aarsather e Gunnbjorg Gunnarsdottir.

44ª Mostra SP
Desta quarta-feira (23/10) ao dia 4 de novembro. Transmissões on-line pelo site e em sessões drive-in. Programação completa pode ser acessada aqui

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?