metropoles.com

14º LoboFest chega a Brasília com 80 curtas de diferentes continentes

O evento chega ao Cine Brasília entre os dias 22 e 28 de outubro e terá como tema Pra Não Esquecer, frase de Clarice Lispector

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Andromeda-LoboFest-Cine-Brasília
1 de 1 Andromeda-LoboFest-Cine-Brasília - Foto: Divulgação

O Cine Brasília vai sediar, a partir de 22 de outubro, a 14ª edição do LoboFest – Festival Internacional de Filmes. Neste ano, o tema do evento será Pra Não Esquecer, frase retirada de um conto da escritora Clarice Lispector. Durante os oito dias de evento, serão exibidos cerca de 80 curtas-metragens da mostra competitiva, que foram escolhidos entre 3.500 inscritos, produzidos nos cinco continentes, entre 2021 e 2022.

A edição ainda vai prestar uma homenagem ao cineasta brasileiro João Paulo Miranda, que ganhou Menção Especial do Júri no Festival de Cannes em 2016, e foi premiado em importantes festivais como o de Veneza, Chicago, Toronto, entre outros.

12 imagens
Cena de Calling Cabral (Portugal)
Cena de Xerxes 5
Cena de Minha avó Matilde
Cena de Bleach
Cena de A Better Friend (Gana)
1 de 12

Cena de Andromeda (Brasília)

Divulgação
2 de 12

Cena de Calling Cabral (Portugal)

Divulgação
3 de 12

Cena de Xerxes 5

Divulgação
4 de 12

Cena de Minha avó Matilde

Divulgação
5 de 12

Cena de Bleach

Divulgação
6 de 12

Cena de A Better Friend (Gana)

Divulgação
7 de 12

Cena de Al Sit (Sudão)

Divulgação
8 de 12

Cena de Birds By The Way (Rússia)

Divulgação
9 de 12

Cena de A Vida Sexual da Minha Avó (Eslovênia)

Divulgação
10 de 12

Cena de Guazuvirá (Uruguai)

Divulgação
11 de 12

Cena de Sideral (Brasil - Natal-RN)

Divulgação
12 de 12

Cena de Salvador Dalí

Divulgação

Os representantes do Brasil serão Sideral (Natal-RN), do diretor Carlos Segundo, Céu de Agosto, de Jasmim Tenucci, e do brasiliense Andrômeda, de Lucas Gesser, drama futurista que trata das relações afetivas de jovens criados em Brasília.

“Essa edição do Lobo Fest é permeada pelo tema da memória e para isso, procuramos trazer filmes que retratam os ‘dramas da vida’. Como se o Festival fosse um retrato do mundo com seus lugares, diferenças, línguas e jeito de ser”, destaca Josiane Osório, curadora e idealizadora da mostra

Boa parte das animações selecionadas para o festival foram realizadas por mulheres, como A Vida sexual da minha Avó, da diretora Eslovênia Urška Djukić, que abre a mostra, no dia 22 , no Cine Brasília. A questão LGBTQI+ também é tema de curtas como Dancing Colors, de M. Reza Fahriyansyah, da Indonésia e do francês A Bela e a Fera.

Além dos filmes, o festival também conta com uma programação dedicada ao público infantil e para toda a família. A sessão Lobo Azul vai ser voltada às crianças com espectro autista. As exibições contarão com cuidados especiais, como meia luz, som mais baixo e filmes cuidadosamente escolhidos para serem mostrados para a garotada.

Para o presidente da curadoria do Festival, Ulisses de Freitas, o objetivo principal do LoboFest é abordar temas atuais, que afligem a humanidade, através de diferentes realidades vividas em diversos países. “A gente faz questão de manter essa diversidade geográfica no Festival. São filmes do cinema do presente e em consonância com o que está acontecendo no mundo, e que tem como recorte temas sobre memória, afeto e deslocamentos. Eu costumo dizer, que cada filme de 10 até 30 minutos são como petardos para explodirem nas mentes e nos corações de quem assiste”, afirma Ulisses.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?