metropoles.com

11 de setembro: uma tragédia revisitada no cinema

Veja 11 filmes sobre a maior tragédia dos anos 2000 no aniversário de 16 anos do acontecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GULNARA SAMOILOVA/ASSOCIATED PRESS/AE/
imagem em preto e branco mostra ataque às torres gêmeas em 11 de setembro de 2011, em nova york - Metrópoles
1 de 1 imagem em preto e branco mostra ataque às torres gêmeas em 11 de setembro de 2011, em nova york - Metrópoles - Foto: GULNARA SAMOILOVA/ASSOCIATED PRESS/AE/

O atentado que chocou o mundo e começou uma guerra contra o terrorismo e talvez uma das maiores perseguições do planeta aconteceu há 16 anos, quando dois aviões derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center.

Desde então, vários filmes sobre o atentado terrorista foram feitos, homenageando heróis até então desconhecidos. Porém, com um ataque dessa escala, também surgiram teorias de conspiração sobre qual foi a real razão por trás do ataque, algo que proporcionou filmes explorando essas suposições.

Vários desses filmes podem ser achados no YouTube em inglês sem legenda.

Confira abaixo uma lista de filmes para relembrar os ataques:

11 imagens
Para o aniversário de cinco anos, Nicolas Cage, Michael Peña e Maggie Gyllenhaal fazem parte do elenco de <b>“As Torres Gêmeas”</b>, trama sobre dois policiais que ficam presos debaixo dos destroços do prédio ao tentarem conduzir uma missão de resgate.
Outro filme emocionante é <b>"Voo United 93"</b>, escrito e dirigido por Paul Greengrass. O filme trata do terceiro avião que iria levar 40 passageiros a San Francisco quando foi sequestrado. Ele caiu perto de Shanksville, Pensilvânia, quando os passageiros corajosamente impediram os planos dos terroristas.
Se procura um documentário cru e gráfico de dezenas de vídeos daquela manhã, <b>"102 Minutos que Mudaram o Mundo" </b> (“102 Minutes that Changed America”, 2008) é exatamente isso. Os diretores Nicole Rittenmeyer e Seth Skundrick juntam uma coletânea de vídeos caseiros e coberturas telejornalísticas do acontecimento. Há declarações dos que gravaram os vídeos, mostrando a confusão inicial, o choque, e o desespero dos moradores de Nova York.
Aos amantes de teorias de conspiração, há muitos documentários também tentando desmascarar o atentado e creditar a autoria ao próprio governo americano. Um exemplo é o documentário <b>”911:  In Plane Site”</b> (2004). Escrito por Dave von Kleist (foto), o filme mostra depoimentos de especialistas e tenta provar que o atentado pode não ter sido isso.
Outro desses filmes é <b>“September 11: The New Pearl Harbor”</b> que apresenta as teorias e questionamentos levantados por supostamente todos os outros filmes sobre o atentado. O longa dirigido por Massimo Mazzucco foi lançado em 2013. A avaliação dele pelo IMDb é a maior entre todos os outros: 9/10. Em compensação, é um filme de 4h53min.
1 de 11

Um ano após a tragédia do 11 de setembro, o filme "September 11" ("11 de setembro") foi lançado, mostrando pontos de vistas de onze diretores diferentes. A ideia original foi de Alain Brigand, ator e diretor francês. O filme apresenta curtas de diretores como Alejandro González Iñárritu, Sean Penn, e Shôhei Imamura, entre outros. Os países representados nesse filme são Egito, Israel, México, Japão, França, Reino Unido, Irã, Índia, Burkina Faso, Estados Unidos e Bósnia.

September 11
2 de 11

Para o aniversário de cinco anos, Nicolas Cage, Michael Peña e Maggie Gyllenhaal fazem parte do elenco de “As Torres Gêmeas”, trama sobre dois policiais que ficam presos debaixo dos destroços do prédio ao tentarem conduzir uma missão de resgate.

IMDb/Divulgação
3 de 11

Outro filme emocionante é "Voo United 93", escrito e dirigido por Paul Greengrass. O filme trata do terceiro avião que iria levar 40 passageiros a San Francisco quando foi sequestrado. Ele caiu perto de Shanksville, Pensilvânia, quando os passageiros corajosamente impediram os planos dos terroristas.

IMDb/Divulgação
4 de 11

Se procura um documentário cru e gráfico de dezenas de vídeos daquela manhã, "102 Minutos que Mudaram o Mundo" (“102 Minutes that Changed America”, 2008) é exatamente isso. Os diretores Nicole Rittenmeyer e Seth Skundrick juntam uma coletânea de vídeos caseiros e coberturas telejornalísticas do acontecimento. Há declarações dos que gravaram os vídeos, mostrando a confusão inicial, o choque, e o desespero dos moradores de Nova York.

IMDb/Divulgação
5 de 11

Aos amantes de teorias de conspiração, há muitos documentários também tentando desmascarar o atentado e creditar a autoria ao próprio governo americano. Um exemplo é o documentário ”911: In Plane Site” (2004). Escrito por Dave von Kleist (foto), o filme mostra depoimentos de especialistas e tenta provar que o atentado pode não ter sido isso.

911 In Plane Site
6 de 11

Outro desses filmes é “September 11: The New Pearl Harbor” que apresenta as teorias e questionamentos levantados por supostamente todos os outros filmes sobre o atentado. O longa dirigido por Massimo Mazzucco foi lançado em 2013. A avaliação dele pelo IMDb é a maior entre todos os outros: 9/10. Em compensação, é um filme de 4h53min.

September 11 - The New Pearl Harbour
7 de 11

Outro documentário famosíssimo é "Fahrenheit 11 de Setembro" (2004), do diretor Michael Moore (direita), que mostra a hipocrisia e o jogo sujo na política americana do governo Bush. O filme usa humor e uma investigação ligando vários pontos para provar que o governo Bush usou os atentados do 11 de setembro e a extensiva cobertura feita pela mídia para começar as guerras no Iraque e no Afeganistão.

IMDb/Divulgação
8 de 11

Para os interessados em filmes sobre o que aconteceu depois do atentado, "A Hora Mais Escura" (2012) mostra de uma forma semidocumental a caça a Osama Bin Laden. Dirigido por Kathryn Bigelow, o longa ganhou doze prêmios, entre eles um Oscar e um Globo de Ouro, além de troféus de associações de críticos de cinema.

IMDb/Divulgação
9 de 11

Outro filme da diretora é "Guerra ao Terror" (2008). O objetivo desse longa é similar ao outro. Ele apresenta a reação dos Estados Unidos perante os ataques, mostrando a história de um soldado dissidente na guerra do Iraque e como o esquadrão lida com suas decisões.

IMDb/Divulgação
10 de 11

Por fim, o filme "People – Histórias de Nova York” (2005) conta em tom fictício histórias de famílias tentando recomeçar suas vidas após o atentado. Dirigido por Danny Leiner, o filme conta com participações de Maggie Gyllenhaal, Judy Greer e Jim Parsons, entre outros.

IMDb/Divulgação
11 de 11

Mais recente filme sobre o atentado, "Man in Red Bandana" ("O Homem com a bandana vermelha") conta a história de Welles Remy Crowther, um dos trabalhadores do 104º andar do World Trade Center. Ele morreu durante os atentados. O filme segue a trama a partir da bandana vermelha dele achada em meio aos destroços e remontam aos eventos daquele dia e aos atos heroicos de Welles. Disponível na iTunes.

IMDb/Divulgação

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?