10 filmes sobre os Jogos Olímpicos para ver no streaming
Metrópoles selecionou produções dos mais variados gêneros para te incentivar a entrar no clima do maior evento esportivo do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas histórias fascinantes marcaram os Jogos Olímpicos, desde sua estreia na era moderna em 1896, e inspiraram a cinema a retratar esse universo. O resultado são produções que abraçam os mais variados gêneros — da comédia, ao documentário, do thriller policial ao épico — e que conquistam apaixonados pelo esporte e pela sétima arte.
Em sintonia com o evento esportivo, que terá sua abertura oficial exibida nesta sexta-feira (23/7), o Metrópoles selecionou 10 filmes, disponíveis em várias plataformas diferentes, para te incentivar a entrar no clima. Confira:
Pódio para Todos (Netflix)
Lançado em 2020 pela Netflix, Pódio para Todos traz uma série de entrevistas com nove atletas paraolímpicos de países distintos, levando o espectador a conhecer a fundo suas origens. Além disso, faz um paralelo com a história do surgimento do movimento de inclusão das pessoas com deficiência no esporte e o sonho dos atletas de participar dos Jogos do Rio em 2016.
Chegamos em Tóquio (Globoplay)
Produzido pelo canal Off, a série documental “Chegamos em Tóquio” (2021) retrata, em seis episódios, a evolução dos três esportes radicais que farão sua estreia olímpica no Japão: skate, surfe e escalada.
Raça (HBO Go)
A produção é uma biografia emocionante de Jesse Owens, atleta americano que superou o racismo e não só participou dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, em pleno regime nazista, como conquistou quatro medalhas de ouro.
Eu, Tonya (Apple TV)
Filme estrelado por Margot Robbit retrata a história real da patinadora olímpica Tonya Harding (Margot Robbie). Forçada a competir desde cedo por sua mãe (Allison Janney), ela se torna uma das principais atletas dos EUA e é forte candidata para o ouro nos Jogos de Inverno de 1994.
Foxcatcher (Prime Video)
O filme é baseado na história verídica do campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum), que sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), também campeão olímpico. Um dia Mark recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) de quem recebe uma proposta para integrar a equipe Foxcatcher.
Atraído pelo salário e as condições de vida e de trabalho oferecidas, o atleta aceita a proposta. A difícil personalidade de du Pont, no entanto, faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.
A história também é mencionada em Team Foxcather, da Netflix.
Jamaica Abaixo de Zero (Disney +)
Nesse clássico de 1993, quatro jamaicanos praticantes de bobsleigh sonham em competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, apesar de nunca terem visto neve. Com a ajuda de um ex-campeão desonrado desesperado para se redimir, os jamaicanos decidem tentar a classificação para a seleção olímpica e buscar a glória.
Icarus (Netflix)
Dirigido e escrito por Bryan Fogel e Mark Monroe, Icarus segue a história de Fogel, um ciclista amador envolvido em um escândalo de doping com a ajuda do chefe do laboratório antidoping russo Grigory Rodchenkov. A produção saiu do Festival Sundance de Cinema para ser distribuído mundialmente pela Netflix em 2017.
O Caso Richard Jewell (Youtube, on-demand)
O filme reconta a história do segurança que nos anos 90 identificou durante os Jogos Olímpicos uma bomba no Centennial Park, em Atlanta, e conseguiu minimizar o estrago do atentado terrorista executado por Eric Rudolph. O filme segue o curso dos eventos: Jewell foi considerado o principal suspeito pelas autoridades e passou a ser perseguido pelo FBI, a imprensa e, por consequência, a sociedade.
The Bronze (Netflix)
No longa, a personagem fictícia Hope Ann Greggory conquista a medalha de bronze para a equipe de ginástica feminina e se tornou uma heroína americana. Anos depois, ela ainda vive em sua pequena cidade de origem, mas encontra-se extremamente amargurada. Presa a glórias do passado, a ginasta tem de reavaliar a vida e superar seus problemas. E, em meio a tudo isso, uma atleta promissora, que pode significar uma ameaça ao status de Hope na cidade, a procura pedindo ajuda.
Full Out: No Ritmo da Vitória (Netflix)
Filme mergulha na história verídica de Ariana Berlin, uma ginasta de 14 anos que precisou desistir dos Jogos Olímpicos após sofrer um acidente de carro. Depois de recuperar seus movimentos e sua confiança através da dança, ela é chamada de volta ao mundo da ginástica.