10 filmes incríveis para assistir na Netflix no Dia do Cinema Nacional
O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado nesta segunda-feira (19/6), e o Metrópoles fez uma lista com as melhores produções do streaming
atualizado
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O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado nesta segunda-feira (19/6), e a data se tornou especial por exaltar a cultura nacional e as grandes produções cinematográficas feitas no nosso país. De filmes alternativos a produções pop, o audiovisual do Brasil tem ganhado cada vez mais espaço na cena.
Para comemorar o dia especial, o Metrópoles preparou uma lista com 10 longas nacionais imperdíveis que estão disponíveis na Netflix. Confira:
Esposa de Aluguel (2022) – No filme, Luiz (Caio Castro), é um homem que não acredita no amor, por isso ele segue uma regra à risca de que não deve ultrapassar um “namoro” por três meses. Porém, ele ainda vive com sua mãe, que o implora para que ele se case e saia da casa dela. Um dia, ela sofre um desmaio e é constatado que ela tem apenas seis meses de vida. Como último pedido, ela pede para que seu filho se case para que sinta-se realizada. Não querendo um compromisso real, ele sede aos pedidos da mãe e contrata uma esposa de aluguel, por quem se apaixona perdidamente.
Carandiru (2003) – O filme oferece um olhar sobre o presídio, tudo baseado no livro de Dráuzio Varela. A trama gira em torno de um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) que se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.
Depois do Universo (2022) – Nina, interpretada pela cantora Giulia Be, é uma talentosa pianista que precisa lidar com o lúpus, uma doença autoimune que ataca seus rins. Ela vê seus sonhos se perderem entre sessões de hemodiálise e a espera por um transplante. Porém, a jovem se surpreende ao conhecer Gabriel (Henry Zaga), um dos médicos que faz parte da equipe que cuida dela, e que vai ajudá-la a enfrentar suas inseguranças, e lutar por seu objetivo de tocar na Orquestra Sinfônica de São Paulo.
Cidade de Deus (2002) – Na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro, os caminhos das duas crianças divergem, quando um se esforça para se tornar um fotógrafo e o outro o chefe do tráfico. Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que vive amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, e acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, enquanto Dadinho, agora Zé Pequeno (Leandro Firmino), se torna o temido chefe do tráfico da região.
Tropa de Elite (2007) – No filme, o dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.
Cabras da Peste (2021) – Na trama, acompanhamos a história do cearense Bruceuilis (Edmilson Filho) e do paulista Trindade (Matheus Nachtergaele), dois policias totalmente incompatíveis que são forçados a trabalhar juntos para resgatar a Celestina, uma cabra que é considerada o patrimônio do Ceará. Durante a investigação, os dois descobrem que o sumiço do animal está interligado com as ações criminosas de Luva Branca, o maior alvo da polícia de São Paulo. Juntos, Bruceuilis e Trindade precisarão desmascarar a quadrilha comandada pelo traficante de entorpecentes e mostrar que ainda são policiais de verdade.
Minha Mãe é uma Peça (2013) – Com o saudoso Paulo Gustavo como protagonista, vivendo sua mãe, Dona Hermínia, o filme mostra a rotina da mulher hiperativa, que não larga o pé de seus filhos Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo), sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles consideram ela uma chata, resolve sair de casa sem avisar para ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia (Sueli Franco) para desabafar com ela suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado.
Racionais – Das Ruas de São Paulo Pro Mundo (2022) – Gravado ao longo de trinta anos, o documentário do Racionais MC’s segue o grupo mais influente do rap nacional, desde sua criação. Mostrando a origem e ascensão do grupo, o documentário traz imagens inéditas de Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock. Além de entrevistas, o documentário reforça o impacto e legado das músicas que introduziram o gênero no país, desde os primeiros shows de rap na ruas de São Paulo.
Tudo Bem no Natal que Vem (2020) – Na trama, Jorge (Leandro Hassum) é um homem rabugento que sempre odiou o Natal e costuma fazer de tudo para evitar as comemorações dessa data. Na véspera do feriado, ele cai do telhado e bate a cabeça. Quando acorda, percebe que está vivendo o Natal do ano seguinte, e continua revivendo diversos Natais em um ciclo interminável.
Modo Avião (2019) – Como a grande maioria das estudantes de moda, Ana, vivida por Larissa Manoela, tinha o sonho de se tornar uma estilista de muito sucesso. Porém, ao receber uma proposta de ser influenciadora digital de uma marca renomada, ela larga a faculdade para investir todo o seu tempo na página digital criando publicações. O trabalho que a princípio seria incrível, foi ficando cada vez mais nocivo para ela mesma: certo dia, de tanto ter os olhos somente na tela do celular, a jovem sofre um sério acidente de carro, o que a leva a deixar sua função de influenciadora de lado e passar um tempo na casa de seu avô Germano (Erasmo Carlos), no interior da cidade. Nessa volta às origens, Ana entra em um profundo processo de autoconhecimento e estabelece mais proximidade e afeto pela sua família e por ela própria.