Christovam de Chevalier celebra 25 anos de carreira com lançamento
Para celebrar os 25 anos de carreira, Christovam de Chevalier lança Da Lida Do Tanto Da Vida, uma nova coletânea de poesisas
atualizado
Compartilhar notícia
No auge de suas bodas de prata com a literatura, o poeta e jornalista Christovam de Chevalier lança Da Lida Do Tanto Da Vida, uma nova coletânea de poesia que sintetiza sua trajetória de 25 anos de dedicação à escrita.
Publicada pela editora 7 Letras, a obra é dividida em três partes, cada uma abordando temáticas que refletem as dualidades da vida, como a dicotomia entre o mundo analógico e o digital, e as complexidades do amor em tempos de relações líquidas.
“Celebro com esse novo livro 25 anos de dedicação à poesia e à literatura. Isso num país onde muito se escreve, sobretudo nos aplicativos de trocas de mensagens, mas onde muito pouco se lê. Vale a pena ser perseverante no Brasil? Talvez, sim. Sou um sujeito que vive para e da escrita, seja ela jornalística ou literária. Costumo brincar que o jornalista e o poeta trabalham adoidado, mas que só o primeiro consegue arcar com as despesas da casa (risos). Acho muito improvável que essa equação se feche algum dia, mas escrever é o que sei fazer de melhor na vida”, afirma o autor.
Na primeira parte da coletânea, intitulada Da Lida, o autor revisita o trabalho da escrita, destacando tanto a perseverança quanto as influências que moldaram seu percurso. Poemas como Arte Poética celebram esse ato de criação, enquanto homenagens a figuras como Chacal, Ledusha Spinardi e Salgado Maranhão reforçam a importância da tradição poética em sua obra.
O segundo segmento, Do Tanto, mergulha nas nuances do amor, explorando desde a euforia do encontro até as sombras dos desencontros. Poemas como Ilusão à toa capturam a melancolia das relações modernas, onde a expectativa e a realidade frequentemente se desencontram.
Em Da vida, a parte final do livro, Chevalier volta seu olhar para o mundo contemporâneo, refletindo sobre a vida pós-pandemia e as realidades urbanas.