Carnaval de Rua: Pacotão é o bloco de rua mais antigo e político do DF
Conheça a história do Pacotão, o bloco de rua mais antigo e mais tradicional de Brasília. O Carnaval de 2024 promete agitar os brasilienses
atualizado
Compartilhar notícia
O Carnaval de 2024 no Distrito Federal promete ser uma celebração única, mostrando a essência cultural e a diversidade que caracterizam a capital brasileira. Blocos tradicionais e escolas de samba vão agitar as ruas da cidade no mesmo período. O mais antigo bloco de Brasília, o Pacotão, é uma marca registrada da folia.
O Pacotão foi criado em 1978 por jornalistas como forma de satirizar a ditadura militar. Numa época em que o desfile das escolas de samba imperava, o bloco surgiu timidamente no meio da rua e, aos poucos, alcançou multidões.
Além das tradicionais marchinhas ácidas e com manifestações políticas, as fantasias sempre foram uma forma de protesto. Os pacoteiros, como são chamados os foliões do bloco, carregavam até mesmo faixas para protestar, algo que nunca fora característico do carnaval da cidade.
Carnaval 2024
As datas oficiais do Carnaval 2024, dias 13 (terça) e 14 (quarta) de fevereiro, não serão as únicas em que os amantes da festa do Momo vão poder extravasar a alegria durante o feriado nacional. No Distrito Federal, os blocos de rua vão começar a agitar os brasilienses dias antes, como já é tradição, com eventos de pré e pós-folia (para os inimigos do fim).
O esquenta dos bloquinhos do DF deve começar no fim de semana do dia 3 de fevereiro, um sábado. Neste ano, Suvaco da Asa e Vai com as Profanas são alguns dos nomes que anteciparam o Carnaval que levou às ruas quase 1,5 milhão de pessoas, em cerca de 100 blocos. Já 17 e 18 de fevereiro serão reservados para os foliões que não vão se deixar abater pela ressaca.