Carnaval de Rua: bloco Portadores da Alegria promove inclusão no DF
Em 2023, 75 mil foliões prestigiaram o bloco, que tem como mote a inclusão de pessoas PCDs na festa mais importante da cultura popular
atualizado
Compartilhar notícia
A festas mais importantes da cultura popular brasileira tem avançado no quesito inclusão com o bloco Portadores da Alegria. Desde em 2015, o cortejo carnavalesco anima a programação do Carnaval do DF, oferecendo um espaço acessível e seguro para que pessoas com deficiência possam aproveitar a data.
“Desfilamos pela primeira vez no parque da cidade em 2015, buscando uma maior inclusão da comunidade PCD. O bloquinho que hoje é um xodó das família de Brasília realizou três desfiles com recursos próprios para em seguida ser contemplado por um edital do FAC [Fundo de Apoio à Cultura] da Secretaria de Cultura”, explica o produtor do bloquinho, Paulo Henrique de Oliveira.
Nos últimos anos, o bloco contou com intérprete de Libras, cartilhas em braille contando a história do bloco e apresentação com audiodescrição. De acordo com Oliveira, 75 mil foliões prestigiaram o evento em 2023 e as expectativas para o próximo Carnaval são altas. “Esse ano já estamos confirmados para 13 de fevereiro, terça de Carnaval”.