Carnaval de Rua 2024: Bloco das Montadas bomba e vira filme
Bloco das Montadas, que arrastou 16 mil foliões, é tema do documentário Glitter Carnavalesco
atualizado
Compartilhar notícia
Um coletivo de drag queens teve uma ideia diferente em 2018: criar um bloco de Carnaval e desfilar pelas ruas de Brasília. O nome não poderia ser outro: Bloco das Montadas – afinal, na gíria LGBTQIAP+, se montar é se transformar em uma drag. Seis anos depois, a festa se tornou uma das mais populares e virou tema de um filme.
Mostrando a força do Carnaval de Rua de Brasília, o Bloco das Montadas recebeu 16 mil pessoas em 2023 – o que consolidou o grupo como um dos mais importantes da folia no DF. A fama fez com que a turma virasse personagem do documentário Glitter Carnavelesco.
“Bloco é um lugar de diversão e organização social, onde as pessoas se encontram, recepcionam artistas drags, a galera da música, mas também sabem que tem alguém ali cuidando da sua segurança, que não existe espaço para discriminação”, avalia a diretora Marla Galdino.
Ela revela que, logo após a estreia do Bloco das Montadas, teve a ideia de fazer o documentário, motivada pelo sucesso de público da festa.
“A partir das imagens de parceiros que cobriram a primeira edição0 e as imagens de arquivo que eu vinha captando desde o inicio do Distrito Drag, fomos avaliando melhor a ideia e decidimos fazer o filme”, completa Marla.
O curta-metragem Glitter Carnavalesco foi um dos selecionados para disputar o 25º Troféu Câmara Legislativa – Mostra Brasília, na edição 2023 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.