Carnaval 2020: veja quais escolas desfilam no RJ nesta segunda
No segundo dia da folia carioca, Beija-Flor e outras seis escolas entram na avenida
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta segunda-feira (24/02/2020), a Sapucaí, no Rio de Janeiro, recebe o segundo dia de desfiles das escolas de samba cariocas. Duas das agremiações prometem chamar atenção, principalmente do brasiliense.
A Vila Isabel trará a homenagem a Brasília, com o samba enredo “Gigante pela própria natureza – Jaçanã e um índio chamado Brasil”. Na narrativa, Brasil é um curumim (criança, em tupi-guarani) que entra em uma canoa, dorme e sonha que está sob as asas de uma jaçanã (pássaro), por onde passeia para conhecer seu povo.
“Assim nasceu a flor do cerrado, quando um cacique inspirado olhou pro futuro e mandou construir Brasília, joia rara prometida”, diz a letra. Mas há crítica também, dizendo que a capital do país, que em 2020 faz 60 anos, foi erguida com a mão de um povo sofrido.
A São Clemente, por sua vez, faz apostar na irreverência do humorista Marcelo Adnet, um dos compositores do samba, ao lado de André Carvalho, Gabriel Machado, Pedro Machado, Gustavo Albuquerque, Camilo Jorge, Luiz Carlos França e Raphael Candel. A letra falará das falcatruas que atravessam o Brasil.
Já a Unidos da Tijuca tratará uma letra dura, escrita Jorge Aragão, Fadico, André Diniz, Totonho e Dudu Nobre, falando das belezas do Rio de Janeiro e de como a cidade sofre atualmente. “Lágrima desce o morro / Serra que corta a mata / Mata, a pureza no olhar / O Rio pede socorro”, diz o samba.
A última escola a entrar é também uma das mais polêmicas historicamente. Este ano, a Beija-Flor deve ficar entre a crítica e a poesia ao falar dos caminhos percorridos pela humanidade.
Confira a ordem de apresentação das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro:
1ª) São Clemente
2ª) Vila Isabel
3ª) Salgueiro
4ª) Unidos da Tijuca
5ª) Mocidade
6ª) Beija-Flor
A ordem do desfile foi definida em sorteio, realizado em 2019, e comandado por Jorge Castanheira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
No ano passado, a grande vencedora do Carnaval carioca foi a Mangueira.