Carnaval 2020: folia em área residencial do DF será até as 20h
A Secretaria de Cultura prometeu, para próxima sexta-feira (24/01/2020), o edital dos blocos
atualizado
Compartilhar notícia
Há menos de um mês do Carnaval 2020, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) definiu os horários da folia no Distrito Federal. Nas áreas residenciais, a diversão seguirá até as 20h, enquanto em espaços comerciais, o limite será até as 22h.
Os eventos marcados para a Esplanada dos Ministérios e Eixo Monumental poderão acabar à meia-noite. Já no Setor Comercial Sul e na Praça dos Prazeres (Asa Norte), o limite será duas da madrugada.
Em reunião com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o subsecretário de Fomento e Incentivo à Cultura, João Moro, afirmou que o edital relativo ao Carnaval de 2020 será divulgado nesta sexta-feira (31/01/2020) e contemplará 66 atividades que ocorrerão entre os períodos de 1º de fevereiro a 14 de março. Os eventos serão financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
Moradores
Durante a reunião no MPDFT, moradores demonstraram preocupação quanto a problemas, como poluição sonora, desordem dos foliões, depredação do patrimônio, casos de roubos e furtos, além do consumo de drogas.
O presidente dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), Alcino Marçal, disse que está preocupado, pois até o momento, faltando menos de um mês para as festividades, o governo não divulgou o cronograma dos blocos e nem os seus percursos. Já a prefeita comunitária da SQS 312, Paula Rocha, defendeu a necessidade de repensar a política pública do Carnaval. Destacou que muitos dos problemas ocorrem no momento da dispersão dos blocos carnavalescos.
A Polícia Militar do DF informou a criação de um gabinete para o gerenciamento das atividades de segurança do Carnaval e que o efetivo será acrescido com 750 novos policiais que concluíram recentemente o curso de formação. O Departamento de Trânsito (Detran-DF), relatou quatro mortes e 72 pessoas feriadas no período do carnaval em 2019. A autarquia firmou que irá reforçar ações educativas voltadas à educação no trânsito, especialmente, sobre o perigo da mistura entre álcool e direção, inclusive dentro dos blocos.