metropoles.com

Carnaval do Rio: campeã das escolas de samba sai nesta quarta (14/2)

Escolas de samba Viradouro e Imperatriz Leopoldinense são as favoritas para ficar com o título do Carnaval do Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Riotur/Divulgação
Desfile da Viradouro no Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro
1 de 1 Desfile da Viradouro no Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro - Foto: Riotur/Divulgação

O Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro conhecerá a campeã do Carnaval nesta quarta-feira (14/2). A apuração tem início previsto para 16h, após o desfile de 12 agremiações entre domingo (12/2) e a manhã de terça-feira (13/2).

Há algumas mudanças para a apuração deste ano, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). A começar pelo local. Desta vez, não vai acontecer na Praça da Apoteose, como é o costume, mas na Cidade do Samba.

Unidos do Viradouro e Imperatriz Leopoldinense são as grandes favoritas, segundo os especialistas em desfiles de Carnaval. Foram as que mais empolgaram o público e mais elogiadas.

Se houver alguma surpresa, ela estará entre Grande Rio, Vila Isabel, Portela, Mangueira, Mocidade e Beija-Flor. Se Viradouro e Imperatriz são cartas marcadas para o Desfile das Campeãs, no próximo sábado (17/2), as outras duas vagas devem ficar entre essas agremiações.

Por outro lado, Unidos da Tijuca, Paraíso do Tuiuti e Porto da Pedra estão do outro lado da moeda. É provável que uma delas seja rebaixada para a Série Ouro.

Regulamento para as escolas de samba

Quanto ao regulamento, quase nenhuma mudança em relação a 2023. São nove quesitos e cada um deles recebe quatro notas – a menor é descartada.

Um ponto importante: ao meio-dia desta quarta, haverá um sorteio para a ordem dos quesitos. Segundo as regras, o último serve como critério de desempate.

Mas o torcedor pode ficar tranquilo, porque empate é algo muito difícil de acontecer. Somente se duas ou mais escolas de samba alcançarem os mesmos subtotais das notas válidas em todos os nove quesitos a igualdade é confirmada. A última vez que isso ocorreu foi em 1988: Beija-Flor e Mangueira tiveram que dividir o campeonato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?