Carnaval do Rio: campeã das escolas de samba sai nesta quarta (14/2)
Escolas de samba Viradouro e Imperatriz Leopoldinense são as favoritas para ficar com o título do Carnaval do Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
O Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro conhecerá a campeã do Carnaval nesta quarta-feira (14/2). A apuração tem início previsto para 16h, após o desfile de 12 agremiações entre domingo (12/2) e a manhã de terça-feira (13/2).
Há algumas mudanças para a apuração deste ano, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). A começar pelo local. Desta vez, não vai acontecer na Praça da Apoteose, como é o costume, mas na Cidade do Samba.
Unidos do Viradouro e Imperatriz Leopoldinense são as grandes favoritas, segundo os especialistas em desfiles de Carnaval. Foram as que mais empolgaram o público e mais elogiadas.
Se houver alguma surpresa, ela estará entre Grande Rio, Vila Isabel, Portela, Mangueira, Mocidade e Beija-Flor. Se Viradouro e Imperatriz são cartas marcadas para o Desfile das Campeãs, no próximo sábado (17/2), as outras duas vagas devem ficar entre essas agremiações.
Por outro lado, Unidos da Tijuca, Paraíso do Tuiuti e Porto da Pedra estão do outro lado da moeda. É provável que uma delas seja rebaixada para a Série Ouro.
Regulamento para as escolas de samba
Quanto ao regulamento, quase nenhuma mudança em relação a 2023. São nove quesitos e cada um deles recebe quatro notas – a menor é descartada.
Um ponto importante: ao meio-dia desta quarta, haverá um sorteio para a ordem dos quesitos. Segundo as regras, o último serve como critério de desempate.
Mas o torcedor pode ficar tranquilo, porque empate é algo muito difícil de acontecer. Somente se duas ou mais escolas de samba alcançarem os mesmos subtotais das notas válidas em todos os nove quesitos a igualdade é confirmada. A última vez que isso ocorreu foi em 1988: Beija-Flor e Mangueira tiveram que dividir o campeonato.