metropoles.com

Brasília tem 3 projetos culturais selecionados pelo Programa Oi Futuro

Favela Sounds, Festival Plural e Vamos ao Cinema! figuram entre os 48 projetos de arte e cultura escolhidos em oito estados diferentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rômulo Juracy/Divulgação
Foto da última edição do Favela Sounds, em 2019
1 de 1 Foto da última edição do Favela Sounds, em 2019 - Foto: Rômulo Juracy/Divulgação

Rio de Janeiro* – O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados chegou à sua 16ª edição com 48 projetos artísticos de oito estados brasileiros selecionados. Entre eles, três iniciativas brasilienses receberão fomento da empresa: Favela Sounds, Festival Plural e Vamos ao Cinema!

“Para esse ano, fizemos um edital sem caixinhas. Não dividimos projetos por dança, por teatro. Avaliamos os projetos”, conta o gerente executivo do Oi Futuro, Roberto Guimarães. Em 2019, foram inscritos 1.382 projetos de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul: a empresa realiza a ação em estados da federação que têm leis próprias de fomento e renúncia fiscal para iniciativas culturais.

Antes de serem avaliados pela comissão da Oi, todos os projetos passam pelo crivo de jornalistas, artistas, curadores e pessoas da comunidade de cada estado participante da iniciativa. A lista completa dos artistas contemplados pela empresa está no site do programa.

Centro cultural

O programa ainda selecionou projetos originais de artes visuais, digitais e integradas para ocupar as galerias do Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, e um conjunto de espetáculos inéditos a serem encenados em teatros.

A casa já abriga alguns projetos ligados à iniciativa. No primeiro andar, o poeta carioca Paulo Sabino realiza sua primeira exposição solo. Em Somos Somas, ele e outros 9 convidados leem poemas para uma câmera, e têm suas imagens projetadas nas paredes. “A ideia é mostrar que somos únicos, mas estamos costurados numa coisa só. Sozinho ninguém vai longe, né?”, questiona o escritor.

Nos andares superiores, os resultados do primeiro programa de residência artística promovido pela Oi, ao lado da Zucca Produções. A Artsonica consiste de nove instalações, fruto de um laboratório de experimentação realizado com artistas de todo Brasil.

“O que está sendo exibido é um registro de um determinado momento de uma linha do tempo, que pode ter começado antes do início das residências e que, talvez, não tenha se esgotado ainda. Os artistas têm a possibilidade de continuar a trabalhar para além do que está sendo mostrado em nossas galerias”, comemora Guimarães.

Artsonica e Somos Somas, de Paulo Sabino
Até 15 de setembro, no Centro Cultural Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro). De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada franca. Classificação indicativa livre

*A repórter viajou a convite da Oi para a divulgação dos selecionados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?