Brasileiros lucram com o BBB mesmo sem participar do reality
Programa gera conteúdo para áreas que ultrapassam a camada do entretenimento. Profissionais veem oportunidades enquanto o reality está no ar
atualizado
Compartilhar notícia
Tanto em termos de audiência quanto publicitários, o Big Brother Brasil é, atualmente, uma das principais atrações da TV Globo. O programa trabalha com cotas milionárias de patrocínio e, assim como na edição passada, tem rendido bons números para emissora neste ano.
De fato, não é apenas o campeão do BBB que consegue faturar uma boa quantia em dinheiro – R$ 1,5 milhão após a temporada do reality. Por incrível que pareça, até mesmo quem não está dentro da casa mais vigiada do Brasil consegue tirar algum proveito financeiro durante a exibição do programa.
No ar desde janeiro deste ano, o BBB21 já pôde ser convertido em trabalho por diferentes segmentos. Para isso, basta ficar atento a tudo que acontece durante o jogo. Das redes sociais à literatura, o programa traz resultados para profissionais de diferentes áreas, e que estão bem longe (fisicamente) dos estúdios da Globo.
Assessoria artística e redes sociais
A nova temporada do reality abriu oportunidades para publicitários, social media e comunicadores em geral. Fátima Pissara, CEO e fundadora da Mynd, explica que, durante a exibição do BBB, parte da equipe fica exclusivamente em função do programa.
A agência têm como clientes: Pocah, Fiuk e Camilla de Lucas, e passou também a cuidar da carreira artística de Thais. Eles quem intermediam contratos com marcas, propaganda e afins.
A influência das redes sociais no Big Brother, principalmente desde a edição passada, se manteve neste ano. Dentre os assessorados pela empresa, apenas Camilla tem as redes sociais administrada pela Mynd.
“Temos uma área de social media que conta com profissionais que cuidam do Instagram de celebridades e contamos com um grupo que com experiência em realities, que acabam focando o trabalho quando o programa está no ar. Hoje, nessa área de social media em geral, há 10 colaboradores atuando e cinco que trabalham exclusivamente com os participantes do reality“, descreve Fátima.
Ver essa foto no Instagram
Depois que o programa acaba, o trabalho em torno do programa ainda continua na agência. “No contexto geral, a movimentação do mercado é muito maior quando acaba o programa e fazemos propostas para marcas e anunciantes”, pontua.
Música
Quem já ouviu Juliette elogiar o amigo Shylton Fernandes durante as festas da casa? Assim como a sister, o artista é natural de Campina Grande (PB).
Shylton é compositor e conhecido por emplacar grandes sucessos, como Eu Quero Tchu Eu Quero Tcha e, mais recentemente, o fenômeno Recairei, interpretada por Barões da Pisadinha.
O artista reconhece que o reality é uma vitrine para os músicos que estão do lado de fora. Por isso, depois da homenagem de Juliette, ele tratou de compor uma música especial para a amiga, batizada com o nome da participante do BBB.
“A ideia da música de Juliette surgiu logo após ela citar meu nome no BBB. Eu disse para meus amigos de composição: ‘É a hora de fazemos a música dela Exaltando o nome da nossa cidade, o seu sotaque e seu talento para maquiar, saiu essa belíssima música’”, revela.
A canção que leva o nome de Juliette foi feita por Shylton, Brenno Casagrande (intérprete), Saymon Marques e Lucas Macenna.
Uma semana após ter sido criada, o hit já estava no YouTube e todas as outras plataformas digitais. No Spotify, a canção chegou a ocupar a 14ª posição no ranking de mais ouvidas no Brasil.
Sucesso no YouTube
Dono do canal do YouTube Não Minta Pra Mim, Ricardo Ventura é figura conhecida quando o tema é comportamento humano. O psicanalista não ficou de fora do assunto do momento e fez uma série de análises de situações que se desenrolaram dentro do BBB21.
Ricardo analisou o comportamento de participantes em momentos polêmicos, como o desentendimento entre Rodolffo e João, e a relação conturbada de Karol e Arcrebiano, o Bil. Ventura explica que o formato do programa é uma excelente oportunidade para exercer sua profissão.
“Colocou o BBB, pronto, os vídeos explodem”, contou o especialista em entrevista ao Metrópoles.
“O reality é uma experiência comportamental feita com seres humanos, já que, normalmente, são usados outros tipos de animais para estudar o que desencadeia certos comportamentos, como medo, tristeza. No BBB você expõe pessoas a situações extremas, além disso tem um prêmio envolvido. Um prato cheio para mim, um cientista comportamental”, explica.
A atual edição do BBB já rendeu 10 vídeos para o canal de Ventura, além de diversas entrevistas nas quais foi convidado para analisar os participantes que estão lá dentro.
Literatura
Esse papo de que quem assiste BBB não é adepto da leitura ficou no passado. O trabalho mais recente de Jaqueline Fraga, finalista do Prêmio Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, comprova que entretenimento e poesia podem caminhar juntos.
Nascida em Pernambuco, a escritora estreou na poesia com o livro Big Gatilho – um livro de poesias inspirado no BBB21. Apesar de acompanhar o programa apenas do ano passado e deste, ela decidiu dar vasão aos pensamentos que, até então, somente compartilhava apenas nas redes sociais
“O primeiro poema que fiz, que é até o que dá nome ao livro, BIG Gatilho, escrevi durante os primeiros dias do programa diante da situação envolvendo o participante Lucas Penteado e as perseguições que vinha sofrendo dentro do jogo”, revela Jaqueline.
“Por ser um tema que está diariamente entre os assuntos mais comentados do dia, acredito que o BBB pode se mostrar um palco fértil também para projetos independentes. O público tem dado feedbacks bastante positivos”, considera a autora.
Moda
Rebeca Dantas, fashion designer e styling que está por trás dos looks de Juliette, também ganha os louros de ver a sister em evidência. Ela selecionou parte dos looks usados pela maquiadora no programa, e tem reverberado fora do reality.
“É incrível ver o reconhecimento do meu trabalho, que foi divulgado em rede nacional e, sem dúvidas, gerou uma procura dos clientes pelo serviço. Isso é uma resposta positiva e mostra o quão estão se identificando pelo o styling da Juliette”, acredita.
Depois que os looks de Rebeca foram parar na televisão, ela viu roupas do modelo que Juliette usou no BBB se esgotarem rapidamente em sua loja, que fica em João Pessoa (PB).
“Com a grande procura, algumas peças já estão esgotadas nas fábricas por falta de tecido. Não conseguimos repor até agora por conta disso”, afirma Rebeca.
Ver essa foto no Instagram