Saiba o conceito de branquitude, termo usado por Lumena no BBB21
Na presença da psicóloga eliminada do BBB, Ana Maria Braga convidou uma especialista para tratar o tema no Mais Você desta quarta (3/3)
atualizado
Compartilhar notícia
Durante o programa da manhã desta quarta-feira (3/3), Ana Maria Braga recebeu Lumena Aleluia, eliminada do Big Brother Brasil 21 na noite passada. Um dos momentos mais polêmicos da psicóloga no jogo foi quando ela criticou Carla Diaz e usou os termos: “Toda cagada na branquitude”.
Para esclarecer o conceito levantado por Lumena dentro da casa, a apresentadora convidou uma especialista.
“Branquitude é o branco no centro das referências. É o branco como o positivo, o belo e aquele que detém as maiores oportunidades no Brasil”, definiu Luana Genot, escritora e diretora executiva Instituto Identidades do Brasil.
“É importante que a gente tenha consciência que a cor da pele ainda importa no Brasil e o branco ainda tem a oportunidade e o poder. A gente precisa falar de branquitude, de pessoas brancas falando sobre isso até para poder desconstruir e construir uma sociedade igual para todo mundo”, concluiu a especialista que, inclusive, conhece Lumena.
Lumena avalia relação com Carla Diaz
Ao retomar a palavra, Lumena agradeceu o espaço para falar sobre o assunto e explicou os motivos que a levaram a não ter uma boa relação com Carla Diaz dentro do BBB21.
“O BBB é um microlaboratório social. As pessoas vão com tudo que as histórias de vida têm. Obrigada por esse espaço para poder contribuir com meu sentimento. Tem a ver sim com a minha jornada com a Carla, algo que não consegui lidar muito bem lá dentro”, reconheceu.
“Sou uma menina negra que cresceu com pouquíssimas referências de mulheres que se parecem comigo em um universo que eu amo, que é o entretenimento. Só que ao consumir esse entretenimento brasileiro, eu não me via. Hoje eu entendo que isso faz parte de debates sociais”, continuou.
“Não julgo ela [Carla] como uma mulher que reproduz racismo, não é sobre isso. É sobre como é ser forjada na sociedade. Esses entendimentos, quanto mais profundos produzem interlocuções sinceras, como consegui fazer com a Viih, com a Juliette, Sarah e infelizmente, com a Carla, eu não consegui ter o mesmo sentimento de sinceridade”, avaliou Lumena.
Repercussão nas redes
No Twitter, os internautas avaliaram a proposta do programa da TV Globo em explicar o conceito de branquitude.
Alguns defenderam a iniciativa e consideraram importante a sociedade ter maior entendimento sobre o tema. Em contrapartida, outros disseram que o Mais Você estaria “passando pano” para Lumena, já que não exibiram o trecho polêmico onde ela diz que Carla “é toda cagada na branquitude”.
Confira algumas opiniões populares sobre o assunto na rede social:
Gostando de Lumena na Ana Maria até pelo espaço que tá sendo dado pra discutir sobre racismo e branquitude. Acho que é subvalorizado o fato de que num BBB famosos e pipocas deve dar um baile no cérebro vc entrar com um ídolo seu…
— BRAUNI (@seubrownie) March 3, 2021
“O entretenimento brasileiro é a cara da Carla Diaz”.
Tanto é verdade isso, que a Globo encaminha escolher uma atriz e um ator brancos pra protagonizar Pantanal, novela contextualmente nortista. A história da TV brasileira é a história da branquitude.
— Iago Gomes (@profinfluencer) March 3, 2021
Ela é insuportável, plmdds não passem pano pra essa mulher. “Branquitude é um sistema, não uma pessoa”. Ela lá dentro quis descontar não sei o que e não sei pq em Carla e Juliette, que nada a ela fizeram.
— imunizadah 🌵 (@likeknowles) March 3, 2021
O melhor vídeo para explicar a fala de branquitude era esse Ana Maria #MaisVoce #bbb21 #RedeBBB pic.twitter.com/3Cz2toYGpi
— Mauricio (@Multimauricio00) March 3, 2021
Lumena está sendo madura, mas visivelmente envergonhada pela forma que lidou com pautas importantes de maneira rasa. Ver uma pesquisadora que ela admira falando sobre branquitude porque ela fez com que a discussão tomasse outro rumo deve ter sido um tapa na cara #BBB21 #MaisVocê
— Bárbara Saryne (@BarbaraSaryne) March 3, 2021