metropoles.com

Psicóloga ameaçada de processo por família de Fiuk dispara: “Não vou parar”

Manuela Xavier foi notificada pela família do participante do BBB21 após fazer live analisando seu comportamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fiuk e Manuela Xavier
1 de 1 Fiuk e Manuela Xavier - Foto: Reprodução

Uma live para analisar o comportamento de Fiuk no BBB21, sob a ótica da psicanálise, pode acabar na Justiça. A responsável pelo conteúdo é a psicóloga Manuela Xavier. Ela foi notificada pela família do artista e pode responder a um processo caso volte a mencionar o nome dele na web.

O Metrópoles entrou em contato com Manuela por meio de seu advogado, Mattheus Dantas, sócio do escritório Dantas Santana Sociedade de Advogados. Ela contou que apesar de já ter recebido a notificação, de caráter extrajudicial, não deixará de se manifestar nas redes sociais.

“Não pretendo parar, vou seguir minha vida normalmente. Já falei de várias situações envolvendo participantes do BBB21, comento o reality nas minhas redes sociais há quatro anos. Busco explicar como as pautas que surgem em programas de tevê, filmes e músicas expõem situações do funcionamento social. Até do [Jair] Bolsonaro já falei”, afirmou Manuela.

Na live, realizada na semana passada, a mestre e doutora em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro avaliou o comportamento do cantor durante sua participação no BBB21 e classificou-o como nocivos às sisters.  O episódio em que Fiuk perdeu 500 estalecas por comer uma banana do VIP foi uma das cenas problematizadas. Mesmo com os vários títulos acadêmicos, ela foi citada como incapaz pela família do cantor e ator.

“Fiuk nunca vai chegar e te dizer que você é uma escrota ou filha da puta. Ele vai chegar e dizer que se magoou muito. Naquela situação da xepa, quando ele comeu a banana que não podia, ele quis dividir a culpa. Isso é uma característica típica de boy probleminha. É um tipo de cara que não mata no peito a responsabilidade”, comentou na live que se tornou alvo de questionamento.

As declarações foram registradas pela advogada de Fiuk, Talitha Zuppo. Ela teria participado da live, feito comentários hostis, criticado o desempenho de Manuela ao falar em público e seu profissionalismo.

3 imagens
Manula recebeu uma notificação extra-judicial
Mas defende que está no direito de expressar sua opinião pessoal
1 de 3

Treta entre famíia e psicóloga conhecida nas redes sociais por problematizar famosos começou na semana passada

Reprodução
2 de 3

Manula recebeu uma notificação extra-judicial

Reprodução
3 de 3

Mas defende que está no direito de expressar sua opinião pessoal

Reprodução

“Eu não estou ali enquanto psicóloga, estou nas redes sociais como Manuela, feminista, militante, integrante de dois coletivos que oferecem assessoria jurídica gratuita para mulheres vítimas de abuso e violência”, rebateu.

À imprensa, Thalita alegou que Manuela não pode divulgar diagnósticos na internet,  além de estar com o registro cancelado no Conselho Regional de Psicologia. De acordo com a profissional, a opção de abrir mão do documento foi sua. “Eu não atendo como psicóloga e sim como psicanalista, que não é uma profissão regulamentada pelo conselho.  Sobre a acusação de que estou infringindo o código de ética, vale destacar que eu nunca analisei o Fiuk como paciente e, sim, o comportamento dele enquanto fenômeno social. É dever da psicanálise fazer uma reflexão crítica da sociedade”, defendeu-se.  

5 imagens
A psicóloga Manuela Xavier acredita que ele tem comportamentos abusivos
Fiuk entrou no BBB21 como um dos grandes favoritos
1 de 5

Fiuk dispensou Selena

Reprodução/Instagram
2 de 5

A psicóloga Manuela Xavier acredita que ele tem comportamentos abusivos

TV Globo/Reprodução
3 de 5

TV Globo/Reprodução
4 de 5

Fiuk entrou no BBB21 como um dos grandes favoritos

TV Globo/Reprodução
5 de 5

TV Globo/Reprodução
“Precisamos falar de relacionamentos abusivos”

Essa não é a primeira vez que Manuela se envolve em polêmicas e sofre ameaças de processo. Em 2019, os  Pôncio também recorreram a Justiça para tirar do ar uma sequência de Stories de sua autoria. Neles, a psicóloga carioca analisava o histórico de traições e abusos da família. O processo chegou a ser instaurado, mas parte autora desistiu meses depois.

A expectativa dos advogados de Manuela é que a família de Fiuk siga o mesmo caminho. “No meu entendimento essa notificação é uma forma de censura. O Fiuk está enfrentando uma queda de popularidade muito grande, as pessoas estão sendo bastante duras com ele.  A família quer, de alguma forma, imputar essa responsabilidade a alguém, além de silenciar quem está falando mal”, avaliou. 

Ela, no entanto, acredita que não pode ser penalizada por ajudar outras mulheres a identificarem traços de abuso. “O que me move é a pauta das mulheres. Muitas vivem em relacionamentos abusivos, sem conseguir identificar isso.  Antes da gente falar de feminicídio, precisamos falar de tudo que vem antes, como a baixa autoestima e a dependência emocional imposta às mulheres.  Nem todo mundo tem acesso a Simone de Beauvoir, mas pode ter ao BBB”. 

Colaborou Guilhemer Simmer

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?