metropoles.com

Entenda como o BBB20 se tornou a edição mais histórica do reality

O programa bateu recorde de audiência, de engajamento nas redes sociais, de pesquisas na internet e, claro, de votações em noites de Paredão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Globo/Reprodução
Elenco BBB20
1 de 1 Elenco BBB20 - Foto: TV Globo/Reprodução

Poucas vezes um programa de televisão, há tantos anos no ar, conseguiu se reinventar tão bem como o Big Brother Brasil. Depois de uma temporada muito criticada e com baixos índices de audiência, em 2019, o reality voltou com força total neste ano. Desde a estreia da vigésima edição, em 21 de janeiro, a atração vem batendo recorde atrás de recorde.

O BBB20 já tem sete vezes mais menções no Twitter que toda a edição de 2019. A informação é da própria plataforma social. Segundo a empresa, desde a estreia até a última quarta-feira (01/04), o programa foi mencionado mais de 175 milhões de vezes.

Na última terça-feira (31/03), a disputa pela preferência popular entre Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzales alcançou o surpreendente número de 1,5 bilhão de votos, índice nunca atingido por nenhum reality show ao redor do mundo. A noite de votação também desbancou o primeiro colocado nas pesquisas do Google, que era o vírus causador da Covid-19.

Todos esses feitos são resultado de uma série de escolhas vitoriosas tomadas pela produção do programa global, equipe encabeçada pelo diretor geral Boninho e pelo apresentador Tiago Leifert. O Metrópoles elencou os principais acertos que fizeram do BBB20 a edição mais histórica do reality:

20 imagens
Petrix Barbosa, segundo eliminado
<b>Hadson Nery</b>: mesmo com apenas três semanas de confinamento -- foi eliminado com 79,71% dos votos --, Hadybala foi marcante para a edição. Foi dele o plano de fazer uma espécie de “teste de fidelidade” com as influencers famosas da edição para tentar prejudicá-las com o público, incidente que foi desmascarado e que encontrou seu inevitável fracasso após as entradas de Daniel e Ivy na casa
Lucas Gallina, quarto eliminado
Bianca Andrade esteve no BBB20 e foi a quinta eliminada
Guilherme Napolitano, sexto eliminado
1 de 20

Lucas Chumbo, primeiro eliminado

Gshow/Divulgação
2 de 20

Petrix Barbosa, segundo eliminado

Gshow/Divulgação
3 de 20

Hadson Nery: mesmo com apenas três semanas de confinamento -- foi eliminado com 79,71% dos votos --, Hadybala foi marcante para a edição. Foi dele o plano de fazer uma espécie de “teste de fidelidade” com as influencers famosas da edição para tentar prejudicá-las com o público, incidente que foi desmascarado e que encontrou seu inevitável fracasso após as entradas de Daniel e Ivy na casa

Gshow/Divulgação
4 de 20

Lucas Gallina, quarto eliminado

Gshow/Divulgação
5 de 20

Bianca Andrade esteve no BBB20 e foi a quinta eliminada

Gshow/Divulgação
6 de 20

Guilherme Napolitano, sexto eliminado

Gshow/Divulgação
7 de 20

Victor Hugo, sétimo eliminado

Globo/Divulgação
8 de 20

Pyong Lee participou do BBB20 e foi o oitavo eliminado

Gshow/Divulgação
9 de 20

Daniel Lenhart, nono eliminado

Globo/Reprodução
10 de 20

Felipe Prior, décimo eliminado

Gshow/Divulgação
11 de 20

Gizelly Bicalho, permanece na casa, mas corre o risco de ser eliminada neste domingo (05/05)

Gshow/Divulgação
12 de 20

Ivy esteve na Casa de Vidro

Gshow/Divulgação
13 de 20

Marcela McGowan

Gshow/Divulgação
14 de 20

Gabi Martins quando apareceu no reality

Gshow/Divulgação
15 de 20

Mari Gonzalez foi uma das queridas da casa

Gshow/Divulgação
16 de 20

Manu Gavassi é atriz e cantora

Gshow/Divulgação
17 de 20

Flayslane

Gshow/Divulgação
18 de 20

Com a liderança, ela indicou Boca Rosa para o Paredão e a eliminou

Gshow/Divulgação
19 de 20

Thelma Assis

Gshow/Divulgação
20 de 20

Babu

Reprodução/TV Globo
Elenco de peso

O primeiro acerto foi o elenco formado por pessoas anônimas e celebridades da internet, que gerou babafá nas redes sociais muito antes da atração ter o primeiro capítulo exibido. Escolhidos a dedo, entre os participantes estavam duas famosas com rivalidades anteriores ao confinamento: Bianca Andrade e Rafa Kalliman. As duas protagonizaram a primeira treta da casa e declararam-se adversárias na competição. Com milhões de seguidores, rapidamente a torcida de ambas começaram a travar uma guerra virtual.

Entre os anônimos, duas médicas bem-sucedidas, um ex-jogador de futebol, uma cantora com carreira encaminhada em sua terra Natal, um atleta e um arquiteto de temperamento explosivo — para dizer o mínimo. Todos, com personalidades tão fortes que rapidamente anularam a vantagem de popularidade das celebridades. Para o bem e para o mal, todos os 20 participantes que passaram pelo BBB20 conseguiram repercussão na competição.

Prior, Manu, Bruna Marquezine, Gabigol
A briga entre celebridades versus boleiros fez o ex-casal Bruna Marquezine e Neymar Jr se bicarem no Twitter
Bruna Marquezine x Neymar Jr e Gabigol

O ex-anônimo mais polêmico do BBB20, Felipe Prior, e a famosa mais popular do confinamento, Manu Gavassi, travaram uma batalha que ultrapassou os muros da casa. Do lado do arquiteto, jogadores de futebol como Neymar, Gabigol e Richarlison fizeram intensa torcida para o #teamPrior, prometeram até camiseta autografadas para que o brother permanecesse em casa. Não deu certo. No Paredão com mais de 1 bilhão de votos, a campanha de Bruna Marquezine, Larissa Manoela, entre outras, para a permanência da cantora, conquistou diferença de 264 milhões de votos e o #FicaManu venceu.

CAT — BBB20

Uma das principais aquisições do Big Brother Brasil 20 foi o comediante Rafael Portugal, da trupe do Porta dos Fundos. À frente do quadro CAT BBB, o ator de 35 anos viu como a esquete do reality show, que vai ao ar uma vez por semana, conquistou amplo alcance de público. Recentemente, o CAT contou com a participação especial de Boninho, diretor geral de gênero da Globo. A participação foi um convite do grupo de roteiristas da produção e selou uma antiga vontade do Big Boss, como é conhecido nos bastidores do reality, de participar do programa.

Globoplay /Reprodução

Machismo e importunação sexual dentro do reality,  acusação de estupro, fora:

Desde as primeiras semanas, atitudes e falas consideradas machistas dos participantes Lucas Gallina, Hadson Nery, Petrix Barbosa, Pyong Lee e Felipe Prior ficaram entre os assuntos mais comentados entre o público do programa e aumentaram o engajamento dos fãs nas redes sociais. A postura do elenco masculino foi duramente criticada e os homens já foram chamados de “boys lixo” e “machos podres” pelo público. Em contrapartida, as sisters do BBB20 se destacaram por não deixar que esse tipo de preconceito passasse despercebido.

Além de Petrix e Pyong, que praticaram atos considerados importunação sexual contra algumas das sisters dentro do confinamento e tiveram de prestar esclarecimentos à Justiça, ao serem eliminados. Agora Felipe Prior se encontra na mesma situação. Após deixar o jogo, denúncias de estupro e tentativa de estupro vieram à tona, em reportagem da Marie Claire.

As vítimas contaram que o ex-participante do BBB20 as violentou em três edições diferentes dos dos jogos universitários das faculdades de arquitetura e urbanismo de São Paulo (InterFAU) – a próprio organização emitiu nota falando que Prior foi excluído do evento por “crime sexual”. Assim que a notícia foi publicada, a hashtag #PriorEstuprador virou o assunto mais comentado do Twitter brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?