metropoles.com

BBB20: começo do reality é marcado por debates sobre machismo

A divisão da casa entre o grupo de Marcela e o de Hadson, Lucas e Prior tem colocado importantes temas em pauta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
BBB20
1 de 1 BBB20 - Foto: Divulgação

A frase é famosa: “Desliga o BBB e vá ler um livro!”. Virou quase um chavão dos haters do mais longevo reality show da televisão brasileira. Porém, o Big Brother Brasil 20 está mudando o paradigma e trazendo temas bastante sérios ao debate.

Os atos dentro da casa sempre suscitaram questionamentos e algumas discussões do lado de fora. De preconceito racial até violência contra a mulher, problemas sociais sérios do Brasil já foram retratados no programa e debatidos à exaustão pelo público.

Mas o que tem de novo no BBB20? Os assuntos “sérios” entraram para a casa e têm pautado uma das edições mais movimentadas dos últimos anos – nesse aspecto, Boninho acertou em cheio.

Em vez de somente discussões sobre votos ou outras dinâmicas internas da casa, a 20ª edição do programa trouxe, nas primeiras semanas, intenso debate sobre racismo, machismo, assédio e tolerância.

“Já em sua primeira semana, este BBB 20 colocou em pauta, mais uma vez, o tema do machismo. Diferentes participantes, como Petrix e Chumbo, se referiram às mulheres da casa de forma depreciativa, com comentários vulgares sobre a aparência delas”, aponta Maurício Stycer, crítico de televisão do Uol.

18 imagens
Victor Hugo
Bianca Andrade esteve no BBB20 e foi a quinta eliminada
Thelma Assis
<b>Hadson Nery</b>: mesmo com apenas três semanas de confinamento -- foi eliminado com 79,71% dos votos --, Hadybala foi marcante para a edição. Foi dele o plano de fazer uma espécie de “teste de fidelidade” com as influencers famosas da edição para tentar prejudicá-las com o público, incidente que foi desmascarado e que encontrou seu inevitável fracasso após as entradas de Daniel e Ivy na casa
Manu Gavassi é atriz e cantora
1 de 18

Rafa Kalimann

Gshow/Divulgação
2 de 18

Victor Hugo

Gshow/Divulgação
3 de 18

Bianca Andrade esteve no BBB20 e foi a quinta eliminada

Gshow/Divulgação
4 de 18

Thelma Assis

Gshow/Divulgação
5 de 18

Hadson Nery: mesmo com apenas três semanas de confinamento -- foi eliminado com 79,71% dos votos --, Hadybala foi marcante para a edição. Foi dele o plano de fazer uma espécie de “teste de fidelidade” com as influencers famosas da edição para tentar prejudicá-las com o público, incidente que foi desmascarado e que encontrou seu inevitável fracasso após as entradas de Daniel e Ivy na casa

Gshow/Divulgação
6 de 18

Manu Gavassi é atriz e cantora

Gshow/Divulgação
7 de 18

Lucas Gallina, quarto eliminado

Gshow/Divulgação
8 de 18

Gabi Martins quando apareceu no reality

Gshow/Divulgação
9 de 18

Mari Gonzalez foi uma das queridas da casa

Gshow/Divulgação
10 de 18

Guilherme Napolitano, sexto eliminado

Gshow/Divulgação
11 de 18

Petrix Barbosa, segundo eliminado

Gshow/Divulgação
12 de 18

Marcela McGowan

Gshow/Divulgação
13 de 18

Pyong Lee participou do BBB20 e foi o oitavo eliminado

Gshow/Divulgação
14 de 18

Gizelly Bicalho, permanece na casa, mas corre o risco de ser eliminada neste domingo (05/05)

Gshow/Divulgação
15 de 18

Babu Santanta é ator

Gshow/Divulgação
16 de 18

Felipe Prior, décimo eliminado

Gshow/Divulgação
17 de 18

Flayslane

Gshow/Divulgação
18 de 18

Lucas Chumbo, primeiro eliminado

Gshow/Divulgação

O ponto alto da edição, até o momento, ocorreu pouco antes da saída de Petrix – alvo de inquérito para apurar possível assédio no BBB20: as mulheres da atração emparedaram Hadson, Lucas e Felipe e os questionaram sobre a tal estratégia de seduzir as sisters com namorado para elas se queimarem “fora da casa”.

Marcela vs. Hadson

Com a chegada da turma da Casa de Vidro, o BBB20 rachou de vez: de um lado, o time pró-Marcela e, do outro, a equipe Lucas, Hadson e Felipe. Além de aumentar em altas doses o entretenimento, essa treta tem mostrado lições valiosas de como o machismo ainda é invisível para alguns homens.

TV Globo/Divulgação
Hadson já aparece em segundo nas enquetes de popularidade

Marcela e Manu Gavassi são as participantes que mais vocalizam o tema. Suas falas, somadas à de Rafa Kalimann, invadiram o Twitter e têm repercutido, levando a mensagem de um mundo mais justo e menos dominado por apenas um sexo – o masculino no caso.

Ao mesmo tempo, o trio que foi acusado de machismo mantém-se na defensiva e se nega a reconhecer o erro: é cedo, no entanto, para cravar que eles já estão eliminados da atração. Afinal, a figura de vítimas costuma estimular simpatia no grande público.

Apontado como possível planta – aquele participante que pouco faz dentro da casa –, o ator Babu trouxe a discussão sobre racismo e empatia.

Em meio à briga que dividiu a casa, o participante tem tentado pontuar a importância de ouvir as colegas. “O feminismo não busca a supremacia, quer a igualdade”, tentou explicar aos outros homens da atração.

Popularidade

A divisão entre os participantes aparece nas enquetes que costumam medir a popularidade de cada um. Na do Uol, por exemplo, Marcela e Hadson são os mais bem qualificados: representando que o racha na casa está chegando ao público.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?