BBB18: ONU ajudará Kaysar a tirar a família da Síria, segundo Leifert
O apresentador informou o sírio que em algumas semanas a situação estará resolvida
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os vários momentos emocionantes na final do BBB18 nesta quinta-feira (19/4) esteve um anúncio que Tiago Leifert fez a Kaysar. O vice-campeão é refugiado sírio e sua família vive em Alepo, cidade mais populosa da Síria, que é frequentemente bombardeada. Segundo ele, queria vencer o prêmio para ajudar a tirar sua família de lá.
Porém, o dinheiro não é suficiente para solucionar o problema completamente. Em Alepo, o aeroporto está fechado. Para conseguir sair de avião do país (o que é mais viável), os pais do brother precisariam recorrer à capital, Damasco, onde há voos para Irã, Iraque, Sudão e Emirados Árabes. Porém, Damasco fica a cerca de 350km de Alepo.
Além disso, mesmo que os sírios consigam cruzar a fronteira sem o visto, ao pegarem um voo as companhias não aceitarão a entrada de passageiros sem o documento. Por conta disso, muitas pessoas enveredam por caminhos ilegais.
De acordo com a Folha de S. Paulo, se os pais de Kaysar forem opostos aos ideais do governo, “estão em uma situação péssima”. “Para comprar passagem, tirar o visto e depois vir para o Brasil eles precisam de dinheiro. Talvez precisem também para coiotes [atravessadores] para irem à Turquia ou Iraque”, diz.Apesar de todas essas dificuldades, Leifert garantiu que a situação se resolverá nas próximas semanas. A solução virá a partir da interferência das Nações Unidas, que demonstraram interesse em ajudar o ex-BBB em sua saga.
“Você sabe melhor do que a gente que é muito difícil trazer sua família. Mas a ONU, Organização das Nações Unidas, tá a fim de te ajudar. Depois do programa a gente vai conversar, e eu acho que em algumas semanas a gente consegue resolver a sua situação”, Tiago disse à Kaysar. “A gente vai fazer com calma, e vai dar tudo certo”, ele garantiu.