BBB22: Assembleia Legislativa do RJ denuncia racismo contra Douglas
Representante da Alerj solicita a abertura de investigação para apurar o crime de racismo praticado por site contra Douglas Silva, do BBB 22
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Um representante da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai acompanhar o advogado do ator Douglas Silva, nesta quarta-feira (26/1), no registro de uma denúncia contra o ato de racismo praticado por intermédio de um site.
Atual integrante do BBB22, Douglas foi alvo de diversas ofensas raciais, que se estenderam também a outros participantes negros da atual edição do programa, como salientou Ricardo Brajterman, advogado de Douglas.
Antes de entrar na casa do BBB, o ator assinou uma procuração para que Brajterman pudesse cuidar de questões burocráticas. “Mas ninguém nunca imaginou que essa procuração acabaria sendo utilizada contra um ataque racista”, ponderou o advogado.
Brajterman vai registrar a queixa na Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), situada na Lapa, no centro do Rio. Na mesma ocasião, o mesmo pedido será protocolado pelo representante da Comissão Permanente de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio.
Em um texto anônimo, publicado no dia 21 de janeiro, um blog usou uma foto da Klu Klux Klan e mencionou uma sequência de xingamentos contra Douglas, todos com enfoque racista. A partir da denúncia, a polícia do Rio irá tentar localizar o autor do blog.
“A gente quer saber quem foi que criou esse blog e qual o intuito dessa pessoa em disseminar essa essa prática criminosa, que no nosso entendimento não é uma injúria racial. Ali é o racismo propriamente dito”, avaliou Daniel Vargas, advogado do gabinete do Carlos Minc (PSB), deputado que preside a comissão.