“BBB 16” estreia nesta terça (19) apostando na diversidade: brothers vão de 19 a 64 anos
Além das diferenças de idade, os participantes têm origens e trajetórias diversas. Uma aposta da direção para recuperar a audiência em queda ano a ano
atualizado
Compartilhar notícia
Começa nesta terça (19/1) mais uma corrida pelo prêmio de R$ 1,5 milhão dado pelo “Big Brother Brasil”. Desde a primeira temporada, em 2002, o reality show da TV Globo desperta paixões: de um lado críticos ferrenhos, de outro espectadores fieis. Em sua 16ª edição, o desafio da produção é aumentar o número de integrantes dessa segunda legião. Ou pelo menos mantê-los.
Embora a Globo insista em manter o programa no ar anualmente, a audiência da atração é menor a cada edição. Em 2004, a média foi de 45,3 pontos no Ibope. No ano seguinte, cresceu para 47,5, a maior alcançada até hoje. Nunca mais o “BBB” conseguiu repetir o feito. Menor a cada ano, a média de audiência chegou a 21,8 em 2014. E em 2015, foi de 22 pontos.
Origens e trajetórias diversas
Desta vez, a direção aposta na diversidade de perfis dos participantes para dar novo fôlego ao programa. Com idades entre 19 e 64 anos, os novos brothers têm origens e trajetórias diversas. “Independentemente da idade, o que vem sendo buscado são pessoas que têm uma história de vida rica, que tragam repertório, conteúdo”, afirma o apresentador Pedro Bial. Tamiel Khan Baiocchi Jacobson, de 31 anos, professor da UnB, foi um dos selecionados para esta edição.
As regras serão as mesmas, mas as provas foram adaptadas para que todos disputem em iguais condições. “Teremos provas em grupo, com etapas que exigirão esforço físico, concentração, equilíbrio, intelecto. E os próprios participantes vão decidir entre eles, na hora, quem faz o quê”, explica o diretor Rodrigo Dourado. Ele garante que as idades terão que ser variadas num mesmo grupo – “não haverá um grupo só de ‘novinhos’, nem um grupo só de ‘velhinhos’”.
Além do apresentador Pedro Bial, o “BBB16” terá, fora da casa, maior participação dos humoristas Rodrigo Sant´Anna e Dadá Coelho. Sant’Ana, que fez breves intervenções no programa do ano passado com a personagem Carol Paixão, terá um quadro só dele, o “Cantinho da Carol”. Coelho volta a comandar o “De Olho no Big Brother”, entrevistando o público na rua e entrando no ar em flashes, durante a programação.