metropoles.com

Underground de Brasília se reinventa em festas e ocupações urbanas

Onde ir para ouvir e ver as últimas tendências da cena alternativa da capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
inferninho capa
1 de 1 inferninho capa - Foto: null

A cena underground de Brasília se adaptou aos novos tempos. As baladas alternativas, que se espalhavam pelo Plano Piloto, tiveram que buscar novos locais, por conta do fechamento de casas noturas e a Lei do Silêncio. A night, então, passou a ocupar o centro da capital para driblar os limites de decibéis e se aproveitar da peculiar arquitetura. Essas mudanças passam por coletivos e produtores, cansados da mesmice das festas.

O Conic e o Setor Comercial Sul (SCS) viraram a casa dos grupos Ímã, Crazy Cake Crew (CCCP), HO Audio Company, Crew.Za, Criolina, 5uinto, Vapor, Sujo e Bolha. Essa galera, formada majoritariamente por jovens nascidos na cidade, comanda as baladas de ritmos alternativos, com música eletrônica, hip-hop e funk. Além do som, o movimento abriga performances artísticas e exposições de arte de rua.

Kaká Guimarães, fundador do Crew.Za com Babi Bressan e Perigor, é um dos entusiastas do novo cenário underground. Seu coletivo está por trás da Balada em Tempos de Crise e da recente ocupação do Túnel do Lago Norte. Em paralelo, o produtor comanda ações e festas no Conic, no Setor de Diversões Sul, um dos corações da capital.

Felipe Menezes/Metrópoles
Kaká Guimarães leva cultura, festa e arte para o Conic

 

Área não residencial, portanto sem reclamações de vizinhos quanto o barulho, o Conic oferece outras vantagens. Próximo à Rodoviária, o local tem fácil acesso a quem vem de cidades satélites e possuí ambiente cercado de grafites e arte urbana. Nada mais underground!

A intenção é ressignificar o espaço do Conic. Promover eventos plurais, baratos e acessíveis para todos os moradores do Distrito Federal

Kaká Guimarães

A partir dessa ideia, Kaká assumiu a gestão do Sub Dulcina em março de 2016 e, desde então, busca inserir o espaço na agenda cultural da cidade. Por lá, passaram festas como Mete o Loko e Criolina. No subsolo do teatro alternativo, a decoração é formada por grafites de Pomb, Omik e Ju Borgê. “É muito bom ter um lugar para expressar nossa criatividade sem sofrer preconceito”, opina a DJ Donna, produtora da Boom Bap.

Becos e festas
O SCS também está no roteiro underground. Aos fins de semana, as ruas que formam o local são fechadas para receberem eventos. Por lá, os moderninhos elegeram um espaço para chamar de seu: o Espaço Cultural do Canteiro Central. A mais nova “aquisição” do espaço é a semana 5uinto, que, após 10 anos, deixou o Club 904 (904 Sul) e migrou para o novo point.

6 imagens
Conic e Setor Comercial Sul se tornaram points moderninhos
As baladas underground se reinventaram após a Lei do Silêncio
O coletivo Crazy Cake Crew agita a cidade
O <a href="https://www.facebook.com/events/746015352273035/">SuB Dulcina</a> (Setor de Diversões Sul) recebe, a partir das 23h, a uniõa das baladas 5uinto e Traxx.Os DJs Ahmed, Fabio Matafora, Marcelo Vidal, Phyl R, Oblongi, Gustavo Fk, Kaká e The Migelitos. Ingressos a R$ 30. Classificação indicativa 18 anos
 Dj Donna apoia os locais undergrounds: "Não tem preconceito"
1 de 6

Cena alternativa no Distrito Federal busca novos locais

2 de 6

Conic e Setor Comercial Sul se tornaram points moderninhos

3 de 6

As baladas underground se reinventaram após a Lei do Silêncio

4 de 6

O coletivo Crazy Cake Crew agita a cidade

5 de 6

O SuB Dulcina (Setor de Diversões Sul) recebe, a partir das 23h, a uniõa das baladas 5uinto e Traxx.Os DJs Ahmed, Fabio Matafora, Marcelo Vidal, Phyl R, Oblongi, Gustavo Fk, Kaká e The Migelitos. Ingressos a R$ 30. Classificação indicativa 18 anos

Divulgação
6 de 6

Dj Donna apoia os locais undergrounds: "Não tem preconceito"

Divulgação

“A gente é obrigado a inovar. O público jovem está muito antenado com as novidades. Por isso, fazemos esse movimento de tentar surpreender”, explica Ruiz, um dos sócios do 5uinto.

Tem mais
O Outro Calaf (Setor Bancário Sul) e o Velvet Pub (102 Norte) abrigam, em meio à programação semanal, festas alternativas. Moranga, Mimosa e a LGBT WoW são alguns exemplos que movimentam as casas.

Colaborou Liz Vieira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?