Baile do Menino Deus terá uma negra como Maria e um indígena como José
Celebrando 40 anos, o tradicional espetáculo natalino do Marco Zero, em Pernambuco, contará com um elenco mais diverso em 2023
atualizado
Compartilhar notícia
O Baile do Menino Deus, espetáculo criado em 1983 pelos amigos Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antonio Madureira, completa 40 anos em 2023. O espetáculo natalino é costurado entre a tradição religiosa milenar do nascimento de Jesus, filho de Maria e José, e características incorporadas de folguedos e brincadeiras populares, como o ritual de abertura da porta do reisado.
Para a edição especial, com transmissão pelo YouTube no dia 25 de dezembro, o elenco contará com uma atriz negra no papel de Maria e, pela primeira vez, um ator indígena como José. Laís Senna viverá Maria. A atriz, cantora e compositora negra e pernambucana é conhecida pelo papel artístico no estado, do litoral ao sertão.
O escolhido para viver José é Caique Ferraz. Ele fez parte do elenco de Cangaço Novo, série do Prime Video, e integra o grupo fulni-ô, aldeado em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, um dos únicos do país que conserva o idioma nativo.
“A dramaturgia do espetáculo toca o coração das pessoas. Há uma casa que precisa ser achada e uma porta a ser aberta. São símbolos importantes para homens, mulheres, jovens e crianças. Precisamos fazer essa passagem e o espetáculo gira em torno disso.”
Ronaldo Correia de Brito
O espetáculo é embalado por música e dança, conduzida por dois Mateus, interpretados há 20 edições por Arilson Lopes e Sóstenes Vidal. Pastoris, presépios, lapinhas, cantigas e danças tradicionais se encontram com passos de frevo, maracatu, cavalo marinho, boi para bordar uma versão extremamente brasileira da história universal do Natal.
“As músicas são de tradição antiga, melodias que todos memorizam facilmente, porque parecem conhecer desde sempre”, opina Ronaldo Correia de Brito, criador e diretor do espetáculo.
Realizado na Praça do Marco Zero do Recife, o espetáculo ocorre em um palco a céu aberto, com acesso gratuito, há 20 anos. “Tenho orgulho de ver o encanto nos olhos de cada criança, adulto ou idoso, a felicidade de quem vem de longe, quer ver mais de uma vez. É, também, um aprendizado anual, mesmo depois de tanto tempo de experiência, pois são muitos os desafios de trabalhar com arte neste país”, conta a produtora Carla Valença.
Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal
De 23 a 25 de dezembro, na Praça do Marco Zero do Recife (PE), às 20h. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre. Transmissão no YouTube no dia 25/12, no canal do Baile do Menino Deus.