Autor de Surpreendente, Maurício Gomyde lança livro inspirado na filha
Após um grande sucesso em Surpreendente, Maurício Gomyde investe na trilogia Vida Becker e a Máquina de Contar História
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro (RJ) — Maurício Gomyde chegou muito perto de entrar na lista de escritores vencedores do prêmio Jabuti, no qual foi finalista em 2016 com Surpreendente. Agora, o autor volta aos holofotes com o livro Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias, obra inspirada em sua filha.
Em Vida Becker, primeiro livro da trilogia de Gomyde lançado pela Qualis Editora, o leitor acompanhará a passagem da jovem paulistana para o Paramundo, o destino dos mais de 100 bilhões de humanos que já morreram na Terra.
Essa população está dividida entre os Amáveis, que revivem no Território Fraterno, e os Temíveis, relegados a reviverem para sempre nos confins do Território Ermo. A personagem chega ao Paramundo por meio de um portal em forma de livro e se depara com uma guerra iminente, após milhares de ciclos em que a paz reinou.
A obra, inclusive, “renasce” grandes nomes da história mundial: a protagonista vai interagir com nomes como Napoleão Bonaparte, Mussolini e Gengis Khan, além de Joana d’Arc, Dandara dos Palmares e Marielle Franco.
Em conversa com o Metrópoles durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o morador de Brasília contou que Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias é um spin-off de A Máquina de Contar Histórias:
“[Em A Máquina de Contar Histórias] Tem uma personagem chamada Vida Becker, que é uma menina de 5 anos de idade, que é baseada na minha filha. Nove anos depois, em 2023, ela tem 14 anos e o spin-off é nessa história.”
“Eu comecei a escrever esse livro quando eu percebi as angústias da minha filha. Imagina uma menina que tem tudo na vida e de repente ela entra em depressão… no [primeiro] livro ela vai combater a fagulha do medo, no dois a da tristeza e o três do ódio”, explicou ele.
*A repórter viajou a convite da Amazon Brasil