metropoles.com

Audiência de streaming cresce 20% durante pandemia do coronavírus

Os dados elaborados por consultorias mostram que serviços como Netflix e Amazon Prime Video têm conquistado bons números em meio à crise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Phil Barker/Future Publishing via Getty Images
Plataforma de streaming na TV
1 de 1 Plataforma de streaming na TV - Foto: Phil Barker/Future Publishing via Getty Images

O isolamento social, uma das principais medidas no combate à disseminação do novo coronavírus, acertou em cheio o mercado do entretenimento. Cinemas fechados, teatros inoperantes e festivais cancelados. No entanto, um mercado que já vinha em crescimento se deu bem com a onda #FiqueEmCasa: os streamings de audiovisual. Plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go e Globoplay viraram refúgio durante a quarentena e se tornaram uma das principais formas de diversão.

Estudo elaborado pela Conviva, uma plataforma de monitoramento de streaming, a audiência desses serviços de audiovisual cresceu 20% desde o início da pandemia de coronavírus. Em outro estudo, pesquisadores concluíram que, em comparação ao primeiro trimestre de 2019, os três primeiros meses de 2020 apresentaram aumento de 79% em horas vistas de vídeos sob demanda (categoria na qual estão Netflix, Amazon Prime Video e outros).

Somente a Netflix, hoje o maior player do mercado, registrou em abril um crescimento de 15,7 milhões de usuários globalmente. “Como outros serviços de entretenimento caseiro, estamos vendo temporariamente o aumento do número de assinantes”, escreveu a empresa em um comunicado destinado aos acionistas.

Outro dado que mostra a atual força do segmento foi revelado pela Kantar Ibope Media. Segundo a consultoria, o uso de televisões para assistir ao streaming cresceu 33% durante a pandemia – saltando de 3,9 para 6,5 pontos em um mês.

Para Carlos Jáuregui, pesquisador e professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o aumento é natural, dado que as pessoas estão isoladas socialmente e com pouca variedade de entretenimento.

“Este período tem descobrimentos. Algumas pessoas que não acessavam os serviços por barreiras tecnológicas ou desconhecimento, tornam-se usuárias. Podemos falar que a tendência é o streaming no consumo audiovisual”, aponta o professor, autor de estudos sobre o impacto cultural desses serviços.

Lançamentos

Apesar da interrupção nas gravações de novos conteúdos, os streamings seguem promovendo estreias: a Globoplay, por exemplo, lançou recentemente a série Todas as Mulheres do Mundo.

5 imagens
Filme Ricos de Amor foi lançando em abril pela Netflix
Dias Sem Fim é uma aposta  do streaming no período de quarentena
Valéria estreou na última sexta (08/05)
Todas as Mulheres do Mundo chegou ao Globoplay em 23 de abril de 2021
1 de 5

Cena da série Hollywood: um dos lançamentos de maio da Netflix

Netflix/Divulgação
2 de 5

Filme Ricos de Amor foi lançando em abril pela Netflix

Netflix/Divulgação
3 de 5

Dias Sem Fim é uma aposta do streaming no período de quarentena

Netflix/Divulgação
4 de 5

Valéria estreou na última sexta (08/05)

Netflix/Divulgação
5 de 5

Todas as Mulheres do Mundo chegou ao Globoplay em 23 de abril de 2021

Globo/Divulgação

Já a Netflix soltou na duas últimas semanas, produções como Dias Sem Fim, Hollywood e a comédia nacional Ricos de Amor.

“É um momento no qual as pessoas estão querendo se distrair, as famílias buscam conteúdos mais leves para alivar a pressão”, comenta Fernanda Paes Lemes, uma das atrizes de Ricos de Amor.

Pós-pandemia

No documento enviado aos acionistas, a Netflix traça planos para o momento de relaxamento do distanciamento social – que ainda não começaram, oficialmente, nos EUA e no Brasil.

“Esperamos ver uma queda nos números e uma desaceleração no volume de assinantes à medida que o confinamento acabe, o que desejamos seja em breve”, diz a empresa.

“O mercado vai se ajustar a nova condição, com o ‘novo normal’, as pessoas irão matar as saudades de outros divertimentos, mas não terá um enxugamento, mas uma readequação”, conclui Carlos Jáuregui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?