Atriz de Deus Salve o Rei é criticada por usar truque para engordar
Fãs e profissionais de saúde desaprovam método fat suit, escolhido para a personagem Monique Alfradique, por reforçar estereótipos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma polêmica envolvendo a atriz Monique Alfradique tem circulado na internet. Para compor sua personagem da novela Deus Salve o Rei, Gloria – uma mulher com sobrepeso e problemas de autoestima –, ela tem usado uma técnica de preenchimento corporal conhecida como fat suit. O método é criticado por fãs e profissionais de saúde por ser muito parecido ao “black face”, procedimento que atores brancos usaram a fim de parecer negros para interpretar personagens caricatos e pautados em estereótipos racistas, como Jim Crow, Uncle Tom ou Sambo.
Segundo a nutricionista Paola Altheia, não há diferença entre os dois. “Os estereótipos promovidos pelo fat suit também são muitos: a mulher gorda é solitária, come quantidades avassaladoras de comida e é dona de uma cativante “beleza interior” que só se revela no momento da trama em que ela emagrece e se torna enfim “bela” (para o arrependimento de todos os homens que não a quiseram)”, disse.Em entrevista para comentar sobre sua personagem, Monique descreveu Gloria de forma muito próxima ao relato da profissional de saúde. Ela disse que, na trama, depois de passar por problemas de autoestima e quase perder o marido, a personagem passa a aderir a dietas mirabolantes para conseguir perder peso.