Artistas celebram projeto da Marvel focado no povo preto: “Inovador”
Negritoo, Crica, Massai, Luna e DGOH foram selecionados para criar releituras de personagens, que serão transformadas em produtos
atualizado
Compartilhar notícia
A Marvel anunciou a primeira campanha criada em prol da diversidade, chamada O Poder É Nosso. Idealizada e construída pelo grupo multidisciplinar da área em conjunto com o grupo T’Challa, formado por funcionários pretos da companhia, tem o objetivo de trazer mais visibilidade para pessoas pretas no mercado de trabalho artístico.
Para isso, cinco artistas pretos e brasileiros foram convidados pela Marvel para criarem releituras de personagens. Negritoo ficou responsável pelo Pantera Negra, Luna com as Mulheres de Wakanda, Massai com o Miles Morales, Crica com a Tempestade e DGOH com o Falcão.
“Quando me informaram que teria um projeto com a Disney e a Marvel eu fiquei maluco. Nem sabia do que se tratava, só depois me explicaram sobre os personagens e fiquei mais empolgado ainda. É muito mais que um trabalho de simples execução e pagamento porque eu estou interpretando, dando a minha cara e identidade para desenvolver um projeto inovador com um time inteiro”, conta Massai.
Todos foram contatados por uma agência, que intermediou o processo. A estilista Jal Vieira foi escolhida como mentora artística e explicou como funciona a campanha.
“Essa conexão de cada artista com cada personagem que foi retratado teve um ponto inicial que foi entender, de acordo com a identidade de cada artista, com qual personagem ele se conectaria. Ver a história dos personagens com a trajetória dos artistas. Essa conexão vem disso, são heróis dotados de sentimentos e que têm, para além dos poderes, um lugar de humanidade”.
No teaser disponibilizado pela Marvel, é possível ver um pouco do que os artistas fizeram, imprimindo as características da carreira nos personagens. As artes completas estarão disponíveis no dia 9 de agosto, no YouTube da Marvel Brasil.
Crica explica sobre as referências utilizadas no projeto desenvolvido com a Tempestade, presente no vídeo. “Olhei para o meu trabalho, muito voltado para mulheres negras, e busquei entender a personagem. Vi as versões criadas anteriormente e busquei uma visão mais futurista. Mudei o cabelo dela, transformei o corpo em algo menos padrão e resgatei a ancestralidade de uma mulher forte para projetar como ela pode ser vista no futuro”.
Vale lembrar que as produções foram transformadas em uma guia de estilo para licenciamento de produto, originando uma coleção exclusiva com a C&A, com lançamento previsto para 23 de agosto. Posteriormente, também poderá inspirar a criação de produtos de outras categorias como brinquedos e artigos de papelaria, por exemplo.
Ver essa foto no Instagram