Arte nos Trilhos: obras de mosaico chegam ao metrô de Brasília
Projeto que prestigia a capital doa obras de arte ao metrô. Painéis serão expostos na Estação Central, Estação 106 Sul e Estação 112 Sul
atualizado
Compartilhar notícia
A artista plástica Cida Carvalho e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) inauguram, nesta quarta-feira (15/6), às 10h, na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto), o Projeto Arte nos Trilhos. A iniciativa é uma parceria entre a artista plástica mosaicista Cida Carvalho e o Metrô-DF, por meio da Gerência de Projetos Especiais, e visa mostrar para o público a arte do mosaico, homenageando a capital brasiliense.
Ao todo, serão doados três painéis em mosaico para o Metrô de Brasília: um será destinado à Estação Central; outro, à Estação 106 Sul, e outro, à Estação 112 Sul. O primeiro mede 12m² e tem como tema a construção de Brasília. O segundo, com 18 m², traz a temática da paisagem urbana do metrô e do Cine Brasília. O terceiro de 8m², com o tema sobre fauna e a flora do Cerrado, foi realizado em regime de oficina de capacitação como contrapartida social para o Coletivo de Mulheres com deficiência do DF.
A abertura da exposição acontecerá no dia 15 de junho, na Estação Central do Metrô-DF (rodoviária do Plano Piloto). Os painéis serão doados ao Metrô e ficarão instalados permanentemente. Mas durante 30 dias acontecerão visitas guiadas de escolas e grupos, além de rodas de conversa sobre temas sociais relevantes.
Todos os dias, passam em média 130 mil pessoas passem pelas estações, entre trabalhadores, estudantes e turistas. O impacto das obras, portanto, será considerável.
Segundo a artista Cida Carvalho, “no mundo inteiro há obras de arte nas estações: temos artistas brasileiros que fizeram belas obras para metrôs norte-americanos. Não é uma ideia nova, mas Brasília é uma cidade muito contemporânea e eclética. Merece e aceita muito bem obras artísticas”.