Aniversário de Brasília terá programação cultural até 29/4
Peça de teatro no Palácio do Catetinho, shows na Vila Planalto e apresentações em diversas estações de metrô fazem parte da programação
atualizado
Compartilhar notícia
A festa dos 57 anos de Brasília terminará depois da data oficial da fundação da cidade, que ocorreu na última sexta-feira (21/4). Estão marcadas atividades gratuitas no DF até o dia 29 de abril. Os eventos incluem música, projeções, espetáculos infantis, apresentações itinerantes e ações educativas.
A escolha é uma alusão aos 30 anos em que o projeto urbanístico de Brasília foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio cultural da humanidade e aos 60 anos do concurso do Plano Piloto, vencido por Lúcio Costa.
Na terça-feira (25), membros do Centro Cultural e Social Grito de Liberdade apresentam o espetáculo de capoeira “Quilombos da Liberdade” no Museu do Catetinho às 9h. Já o Museu Vivo da Memória Candanga recebe, às 9h da quarta-feira (26/4), o espetáculo “Saci é uma Peça!”, da Andaime Cia. de Teatro.
O Centro Cultural Três Poderes, na Praça dos Três Poderes, vai receber o Teatro Literário com o espetáculo “Brincando com Livros” na quinta-feira (27/4) ao longo do dia. No mesmo local, às 15h, a Cia. Teatral Mapati apresenta o espetáculo “Da Discórdia ao Quadrilátero que “Desescondeu o Brasil””.O aniversário de 60 anos da Vila Planalto fecha o Aniversário de Brasília. Os dançarinos de hip-hop do grupo Black Spin Breakers se apresentam na Praça Nelson Corso às 18 horas. Em seguida, às 20h, apresenta-se a banda brasiliense Liga Tripa. A partir das 21 horas, a escola de samba Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) encerra a celebração.
Metrô
Passageiros e o público em geral poderão assistir a shows em três estações de metrô na tarde de sábado (28/4). Na Rodoviária do Plano Piloto, a Estação Central será palco do Sarau Literário, às 16h30, seguido pelos músicos Roberto Corrêa e Badia Medeiros, que estão acompanhados pelo Grupo de Catira. Às 18h30, Zé do Pife e as Juvelinas tocam no local.
Em Samambaia, a Estação Terminal recebe, às 16h30, a Folia de Reis e Dança de Roda do Grupo Menino Jesus de Praga de Brazlândia. Às 17h30, haverá apresentação do Teatro de Rua Carriola e, às 18h30, do projeto Aborígene: Trilhando Poesia.
Na Estação Praça do Relógio, em Taguatinga, o projeto A Arte de Ler chega às 16h30 para apresentação poética, e a dupla sertaneja Macedo e Mariano toca às 17h30. Fecha a programação no centro da região administrativa, às 18h30, a Orquestra Popular Percussiva Batukenjé.