Animal que aparece em Harry Potter pode ser encontrado no Brasil
Conhecidos como aranha-chicote, os amblipígios são aracnídeos inofensivos aos seres humanos e o Brasil possui 29 das 200 espécies deles
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os diversos tipos de aranhas que existem no mundo, os amblipígios, conhecidos como aranha-chicote, chamam atenção por alguns detalhes, como serem inofensivos e não possuírem veneno. A espécie é conhecida pelos fãs de Harry Potter por uma aparição em O Cálice de Fogo, quinto longa da série, no qual uma delas para sobre o rosto de Rony Weasley — ele tem fobia de aranhas.
Embora seja uma “atriz de cinema”, essa aranha é bem fácil de ser encontrada por aí, pois está presente em todos os continentes. No Brasil, existem 29 das 200 espécies de amblipígios do mundo.
De acordo com especialistas, os amblipígios são de uma ordem (Amblypygi) dentro da classe dos aracnídeos. “São um grupo bem pequeno com cerca de 200 espécies, divididas em cinco famílias. Eles são parentes das aranhas, escorpiões e opiliões”, explica o estudante de biologia da Unifesp Fernando Daros ao G1.
Ele destaca ainda que o apelido de aranha-chicote vem do par de pernas sensoriais que possuem para ajudar na localização, pois costumam ser quase ou completamente cegas. Essas “pernas” são finas e longas e ficam sempre à frente dos animais.
Outra característica do animal são os pedipalpos raptoriais. O nome incomum se refere a uma parte dos aracnídeos que parecem mãos com espinhos e servem para ajudar na captura de presas.